sábado, 7 de janeiro de 2023

.: "Gabriela, Cravo e Canela" ganha edição especial em capa dura


Livro tem prefácio inédito de Josélia Aguiar, posfácio de José Paulo Paes e ensaio visual de Goya Lopes.
 

Um dos romances de maior sucesso de Jorge Amado, o livro "Gabriela, Cravo e Canela" conta, a partir de uma história de amor que marcou época, uma bela crônica do período áureo do cacau na região de Ilhéus. A edição especial em capa dura conta com prefácio inédito de Josélia Aguiar, posfácio de José Paulo Paes e ensaio visual de Goya Lopes.

Em meados da década de 1920, Ilhéus se debate entre o impulso transformador próprio das cidades crescentes e a força conservadora dos coronéis do cacau, que ainda dominam a economia e a política da região. De um lado, os que querem o progresso da cidade; de outro, os que resistem às novidades vindas de fora e aos costumes modernos. É nesse contexto de luta pelo poder que se desenvolve o singular romance entre o taberneiro Nacib, de origem síria, e Gabriela, recém-chegada do sertão para tentar vida melhor nas terras grapiúnas.

Sensual e inocente, sábia e pueril, a cozinheira Gabriela conquista não apenas o coração de Nacib e de uma porção de ilheuenses, mas também os de leitores de vários países e gerações. Levada para a televisão, sua história se transformou numa das novelas brasileiras de maior sucesso pelo mundo afora. Exaltado por Jean-Paul Sartre como exemplo de romance popular, "Gabriela, Cravo e Canela", escrito em 1958, é um dos livros mais ricos de Jorge Amado, enraizando o debate de questões morais universais no solo muito concreto da economia cacaueira em transformação. Você pode comprar o livro "Gabriela, Cravo e Canela", de Jorge Amado, neste link.


Sobre o autor
Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, em Itabuna, na Bahia. Começou a escrever profissionalmente como repórter aos catorze anos, em veículos como Diário da Bahia, O Imparcial e O Jornal. Estreou na literatura com o romance "O País do Carnaval" (1931). Em 1945, foi eleito deputado federal pelo PCB – partido com o qual romperia anos depois. É autor de clássicos como "Gabriela, Cravo e Canela", "Tenda dos Milagres" e "Tieta do Agreste". Faleceu em 2001, alguns dias antes de completar 89 anos. Compre o livro "Gabriela, Cravo e Canela", de Jorge Amado, neste link.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.