sábado, 7 de janeiro de 2023

.: Crítica: "Nossa Senhora do Nilo" é drama histórico indispensável


Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em janeiro de 2023


O drama histórico "Nossa Senhora do Nilo", ambientado na Ruanda de 1973, baseado no livro homônimo de Scholastique Mukasonga é uma aula em formato de filme. A produção francesa de 1h 33, em cartaz no Cineflix Cinemas, começa com uma provocação reflexiva de uma mulher boiando num rio, vai para a alegria e suavidade de um ambiente escolar formado apenas por meninas que vivem isoladas até um desfecho caótico da violência genocida que tomaria conta de todo o país.

O filme dirigido pelo afegão Atiq Rahimi, apresenta o colégio interno católico Nossa Senhora do Nilo, que fica no alto de uma colina isolada em que garotas são preparadas para pertencer à elite ruandense. Contudo, sonhadoras, ardilosas e manipuladoras compartilham o mesmo dormitório, em meio ao ódio velado -por conta das origens distintas. Ali, experimentam duas faces de uma moeda da realidade que reflete fora daquele ambiente.

De um lado, os tutsis predominantemente pastoreiros e de maior estatura, rivalizavam com os hutus, de pele mais escura, e menor estrutura, tendo tradição agrícola. Em meio a divergências entre as alunas, os traços das raças despertam o interesse de um estudioso francês que vive por ali, o que é capaz de gerar ciúmes entre elas. No entanto, é a preocupação da falta da imagem de uma Nossa Senhora na cor correta e não pintada -a ponto de desmanchar a tintura ao ser limpa com mais vigor pelas meninas-, além de um nariz de tamanho proporcional, que acaba sendo o estopim para que um confronto seja iniciado no conceituado colégio. 

Enquanto uma acusação é escorada numa grande mentira, o jogo de poder se faz, o que fortalece antagonismos juvenis. Todavia, a que acontece no país chega ao lugar de estudo e oração por meio de um brutal genocídio. A sequência de ataques é assombrosa a ponto de doer enquanto se pensa que a história ali retratada não é ficção. "Nossa Senhora do Nilo" é um filme histórico e importante ao dar voz a vidas que foram tiradas no assassinato em massa (até 1.143.225 pessoas) durante meses em 1994. "Nossa Senhora do Nilo" é um filme indispensável!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


Filme: "Nossa Senhora do Nilo" ("Notre-Dame du Nil")
Classificação: 16 anos
Gênero: drama histórico
Direção: Atiq Rahimi
Roteiro: Atiq Rahimi e Ramata-Toulaye Sy, baseado no livro homônimo de Scholastique Mukasonga
Duração: 1h33
Elenco: Santa Amanda Mugabekazi, Albina Sydney Kirenga, Angel Uwamahoro, Clariella Bizimana, Belinda Rubango Simbi e Pascal Greggory.

Trailer







0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.