Lançado pela Mostarda Editora, o livro ilustrado "Krenak", de Francisco Lima Neto, conta a história de Ailton Krenak, nascido em território do povo Krenak, na região do vale do Rio Doce, que se tornou um dos maiores líderes políticos e intelectuais surgidos durante o grande despertar dos povos indígenas ocorrido no Brasil a partir do final dos anos 1970.
Não tem como contar a trajetória do mais ilustre membro do povo Krenak sem trazer o contexto histórico dos povos indígenas no Brasil, ressaltando a cultura e as perseguições feitas pelos colonizadores portugueses. Ailton Krenak nasceu em Minas Gerais em 1953, na cidade de Itabirinha, muito próxima do Rio Doce, elemento da natureza ao qual os indígenas atribuem uma forte relação de ancestralidade, como a de um avô.
Filho do Rio Doce, que fora palco de tantas perseguições, Ailton passou a infância fugindo dos invasores do território em que vivia com a família. Aos 17 anos, mudou-se para o Paraná e foi alfabetizado. Atuou como jornalista e, no auge da ditadura militar, iniciou a luta pelos direitos dos povos indígenas. Visitou, assim, aldeias do país inteiro e formou a União das Nações Indígenas, em 1980, primeira organização do movimento indígena no Brasil.
Em 1986, participou da Assembleia Nacional Constituinte, de onde foram elaboradas as leis da Constituição de 1988. Um episódio marcante do líder indígena na política foi quando inesperadamente, durante sua fala na tribuna, Ailton, que fora obrigado a usar terno e gravata, sacou um potinho com tinta de jenipapo e pintou todo o rosto.
Além da imagem, o discurso em defesa dos povos indígenas de Ailton em Brasília repercutiu mundialmente. De lá para cá, Krenak levou ainda mais representatividade dos povos indígenas à política, sendo reconhecido internacionalmmente como ambientalista, escritor, filósofo e palestrante.
A coleção Kariri apresenta biografias de personalidades indígenas que fizeram de sua trajetória um exemplo de resistência. Os textos simples e as belas ilustrações levam os leitores a uma viagem repleta de fatos históricos e com personagens que se transformaram em símbolo de luta por um mundo mais justo e digno.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.