O livro "Máfia, Poder e Antimáfia: Um Olhar Pessoal Sobre Uma Longa e Sangrenta História", do jurista Wálter Fanganiello Maierovitch, conquistou o 1º lugar na categoria Ciências Sociais da 64ª edição do Prêmio Jabuti. À época da indicação, ele anotou que seu objetivo. "Depois de décadas de estudos e vivência prática, foi expor o fenômeno da criminalidade organizada e alertar a respeito de sua capacidade de se infiltrar no poder, difundir o medo e manter controles territorial e social, além de abordar o que é a transnacionalidade, como o poder corruptor opera e o quanto tudo isso afeta o estado democrático e as liberdades individuais e públicas".
A obra vencedora
Há mais de cem anos, a violência gerada pela ação do crime organizado deixa seu rastro de sangue pelo mundo. A máfia siciliana, a chamada Cosa Nostra, além de expandir seus negócios pelo mundo, fez escola: novas organizações criminosas, algumas delas transnacionais, tomaram corpo durante o século XX. Ousadas, elas aterrorizam regiões inteiras e a cada ano incrementam suas práticas, buscando escapar à vigilância e ampliar seus lucros.
Com ramificações em todas as esferas da sociedade, inclusive na política, tornam-se muito difíceis de derrotar. Como fazer frente a esse fenômeno? Fruto de décadas de vivência do autor, que sempre esteve debruçado e atuando sobre o tema, este livro oferece ao leitor um precioso testemunho sobre o universo obscuro do crime organizado, mas também sobre o vigor daqueles que trabalham e se arriscam para enfraquecer e, esperançosamente, derrotar essas organizações. Você pode comprar o livro "Máfia, Poder e Antimáfia: Um Olhar Pessoal Sobre Uma Longa e Sangrenta História" neste link.
Sobre o autor
Wálter Fanganiello Maierovitch é jurista e professor de direito processual e direito penal. Foi desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo. Fundador do Instituto Brasileiro Giovanni Falcone de Ciências Criminais, teve sempre entre seus principais focos de atenção a criminalidade organizada e seus impactos na sociedade. Tem dupla cidadania, brasileira e italiana, e recebeu do presidente da República italiana, pelo empenho na luta antimáfias, o título de Cavalieri della Repubblica.
Foi observador da Organização das Nações Unidas (ONU) na Conferência de Palermo sobre Crime Transnacional, participante como especialista de assembleias da ONU sobre drogas proibidas e primeiro secretário nacional para o fenômeno das drogas proibidas, no governo Fernando Henrique Cardoso. Pela Editora Unesp, organizou, em parceria com Alessandra Dino, o volume "Novas Tendências da Criminalidade Transnacional Mafiosa", em 2010. Compre o livro "Máfia, Poder e Antimáfia: Um Olhar Pessoal Sobre Uma Longa e Sangrenta História" neste link.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.