terça-feira, 13 de dezembro de 2022

.: Livro ilustrado revela para crianças quem foi Carolina Maria de Jesus


Lançado pela Mostarda Editora, o livro "Carolina", de Orlando Nilha, revela, para crianças, quem foi a escritora Carolina Maria de Jesus. Com belíssimas ilustrações de Leonardo Malavazzi e Lucas Coutinho, a obra conta a trajetória da mulher que foi empregada doméstica, catadora de papel, mãe e moradora de favela que, muitos anos depois de lançar o livro “Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada”, passou a ser reconhecida como artista e se tornou uma das escritoras mais importantes da literatura brasileira.

A obra narra a história da escritora nascida em 1914 na cidade de Sacramento, em Minas Gerais. Embora ela tenha atravessado muitas dificuldades típicas de famílias descendentes de escravizados, como a miséria e preconceito, cultivou desde a infância o amor pelos livros. Na adolescência, chegou a ser presa, junto com a mãe, sob a acusação de feitiçaria simplesmente por estar lendo um livro sentada na porta de casa.

Aos 23 anos, desembarcou em São Paulo em busca de melhores condições de vida, trabalhou como catadora de papelão, tornou-se mãe solo e ainda assim, em meio a tantas adversidades, mantinha vivo o seu amor pela leitura. Carolina Maria de Jesus escrevia poemas, contos, romances, mas foi seu diário sobre a rotina na favela paulistana que encantou o jornalista Audálio Dantas em uma reportagem no local, e que alçou a mineira ao posto de escritora e celebridade brasileira.

O diário de Carolina Maria de Jesus renderia livro “Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada”, sucesso absoluto de público, publicado em 46 países, e que recebeu elogios de escritores consagrados como Jorge Amado, Manuel Bandeira e Clarice Lispector. A vida dela após a fama não foi um mar de rosas, o preconceito racial e social ainda estavam muito arraigados na cultura brasileira. Carolina Maria de Jesus virou tema de filmes, peças teatrais, músicas e livros.

A coleção Black Power apresenta biografias de personalidades negras que marcaram época e se tornaram inspiração e exemplo para as novas gerações. Os textos simples e as belas ilustrações levarão os pequenos leitores a uma viagem repleta de fatos históricos e personagens que se transformaram em símbolo de resistência e superação.

O livro é voltado para crianças e adolescentes.A ideia é que elas percebam que podem ter representatividade negra desde a infância. Você pode comprar o livro "Carolina", sobre a vida e obra de Carolina Maria de Jesus, neste link.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.