Com adaptação, roteiro, ilustração e arte final de Daniela Campos, a HQ "A Oitava Casa", lançada pela Editora de Cultura, foi inspirada no texto teatral "Peças e Pessoas" de Luís Alberto de Abreu (dramaturgo, roteirista de cinema e TV) e traz conteúdos extras, além de um jogo de xadrez on-line.
A HQ conta a história do peão Lio, que na companhia de um cavalo aposentado, herói de outras guerras, presencia um trágico evento em um jogo de xadrez e, indignado, parte em busca de um meio para acabar com as injustiças do sistema em que vive.
No roteiro original do autor, a história focaliza o velho reino de Navarro, com recursos à beira do esgotamento e sociedade estruturada em tradições ultrapassadas, envolvida em constantes disputas por dois povos que guerreiam por territórios, poder e recursos naturais. Nesses confrontos, são sempre os peões os primeiros sacrificados.
“Acho que a peça tem um conteúdo que traz uma ligação muito forte com a nossa realidade nas questões sociais e políticas. (...) Vi que visualmente é uma forma interessante, por ter essa relação de as pessoas serem peças de xadrez e por estarem dentro de um jogo, tornando-se uma forma atrativa para refletir sobre o assunto”, comenta Daniela Campos. "A Oitava Casa" foi selecionada no edital 22/2020 do PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Você pode comprar o livro "A Oitava Casa" neste link.
Sobre a autora
Daniela Campos é uma artista visual paulista de 27 anos. Apaixonada por ouvir e contar histórias, desde cedo se aventurou nos caminhos da escrita, do teatro e do desenho, encontrando nas HQs seu meio preferido de leitura e narrativa. Participa do Grupo teatral “Companhia de Eros” como atriz, assina a criação de adereços e cenografias e como designer gráfica. Compre o livro "A Oitava Casa" neste link.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.