domingo, 11 de dezembro de 2022

.: Crítica de cinema: "Pronto, Falei" tem protagonista paranóico e chatinho

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em dezembro de 2022


Imagine alguém que só vive de suposições e guarda tudo para si, tolerando até mesmo atitudes que detesta ou comendo salmão sem gostar. Eis Renato, interpretado por Nicolas Prattes, no filme "Pronto, Falei", dirigido por Michel Tikhomiroff, em cartaz no Cineflix Cinemas. O rapaz, tímido e inseguro, somente consegue expressar o que sente em relação aos outros por meio de e-mails que mantém na pasta de rascunhos. Sem coragem de contrariar a namorada ou o pessoal do trabalho, ele se habitua a escrever opiniões sobre todos, mas mantém tudo arquivado -ainda que se dê ao trabalho de descobrir o correio eletrônico dos envolvidos.

Contudo, um bug no sistema ou num ato falho de Renato -o que não é explicado no longa-, todas as 349 mensagens de elogio, apoio ou ácidas são disparadas. A príncipio ele acredita ter tirado a sorte grande, afinal, recebe uma ligação de desculpas da empresa em que fez uma viagem turística péssima e ganha outra passagem com acompanhante para desfazer a má impressão. 

Todavia, entre os e-mails está o término do namoro com Janaína (Kéfera Buchmann), uma declaração amorosa para a amiga de trabalho, além de xingamentos a quase todos amigos de trabalho. Medroso e sem saber enfrentar as terríveis consequências do feito, ele se esconde de modo mais vexatório possível. Ao tentar esconder seu verdadeiro eu, o editor de jornal, esbarra em situações desagradáveis em que se torna testemunha. 

Vendo como foi a aceitação -ou não- das mensagens escritas por ela, Renanto conclui que ele poderia ser o grande querido por todos, inclusive por aquela que alimenta tem um crush. No entanto, ele que é bom na escrita, opta por continuar sendo invisível na vida de todos. Assim, joga tudo por água abaixo e mantém os pensamentos -bons e ruins- para si, mas agora anotando tudo num caderninho.

"Pronto, Falei" é um filme jovial por refletir temáticas atuais sobre fingir ser o que não se é, mas acaba pesando no tom ao querer ser levado a sério. Por vezes, se pensa que numa cena e outra poderia haver um tom de comédia para suavizar o perfil de Renato, um protagonista que cai na paranóia e acaba sendo chatinho demais, impedindo até mesmo que o público torça por ele. Para quem curte histórias com fluxos de pensamentos, o longa é uma boa pedida!



Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


Filme: "Pronto, Falei" (filme brasileiro) 
Classificação: 14 anos
Ano de produção: 2022
Diretora: Michel Tikhomiroff
Duração: 1h30
Elenco: Nicolas Prattes, Rômulo Arantes Neto, Kéfera Buchmann, Duda Santos

Trailer







← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.