Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em dezembro de 2022
Não espere um suspense quando cogitar assistir "O Enfermeiro da Noite" com Eddie Redmayne e Jessica Chastain. A produção da Netflix, dirigida por Tobias Lindholm, embora faça a encenação do caso verídico de um assassino serial, entrega o crime no gênero drama. Assim, toda a trajetória da enfermeira Amy Loughren, ao lado do criminoso enfermeiro Charles Cullen, chamado de o "Anjo da Morte", preso em 2003, é apresentada de modo arrastado.
Para tanto, o público conhece o assassino testemunhando o resultado da própria ação. Contudo, ele cruza o caminho da enfermeira Amy, sempre muito compreensiva e amorosa com seus pacientes, mesmo estando cansada e sozinha no atendimento. Apesar da brutal personalidade, Cullen consegue esconder seu lado cruel, sendo gentil e agradável e, logo, faz amizade com a enfermeira, chegando a frequentar a casa dela.
A parceria entre os dois vai sendo construída enquanto que as mortes chegam no hospital em que atuam. No entanto, a polícia começa a investigar Charles Cullen devido o grande número de mortes e Amy age em apoio para que ele se entregue. Contudo, como todo criminoso frio e calculista, ele nega o quanto pode. Com a confirmação do modo de agir, ela descobre que colocou as filhas em perigo, uma vez que ele não é o que parecia ser.
Por muitas vezes, o longa deixa a sensação de falta de edição. Seja quando filma a parede, desce lentamente até o aparelho do hospital e finalmente chega no rosto de Amy ou quando a própria enfermeira revira embalagens de soro, tentando comprovar uma suspeita, e os coloca no chão, sendo que uma das embalagens fica equilibrado em cima dos outros e rola. Todo o processo -demorado- é mantido em foco na câmera.
"O Enfermeiro da Noite" é interessante por trazer um caso verídico que estampou os tablóides nos anos 2000, porém não imprime a energia necessária para um filme com 2h1m de duracão. Apesar de ser maçante, a produção consegue se salvar ao pontuar com a atuação impecável dos protagonistas, vencedores do Oscar, Eddie Redmayne e Jessica Chastain. Fica de dica a leitura do livro! Você pode comprar "O enfermeiro da noite", de Charles Graeber aqui: amzn.to/3N5yJJy
* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm
Filme: "O Enfermeiro da Noite"
Elenco: Eddie Redmayne (Charles Cullen), Jessica Chastain (Amy Loughren), Nnamdi Asomugha (policial), Kim Dickens (Linda Garran), Noah Emmerich (Tim Braun), Devyn McDowell (Maya Loughren), Gina Jun (Doctor)
Nossa gostei, a Netflix tem que fazer mais séries como está, espero muito que a Netflix façam mais série baseado em fatos reais, e você gostariam também?
ResponderExcluir