Panorama do maior bioma nacional, "Arrabalde" mistura relatos, entrevistas e pesquisas para retratar as variadas percepções da Amazônia por aqueles que se relacionam com ela num volume que atua em sua ampla defesa.
Chega às livrarias "Arrabalde - Em Busca da Amazônia", do documentarista, produtor de cinema e fundador da revista Piauí, João Moreira Salles. A maior floresta tropical do mundo, ainda encerra mistérios que instigam pesquisadores e leigos. Produz 20% da água doce do planeta e abriga por volta de 16 mil espécies de árvores. Ao apurar a forma como o território vem sendo ocupado desde os anos 1960, João Moreira Salles evidencia a falta de curiosidade e afeto que pautou os modelos de exploração do bioma, o qual foi sendo devastado e reduzido à lógica das economias extrativistas.
Resultado da estadia de seis meses de Moreira Salles no Pará e tributário da literatura de viagens, Arrabalde nos convida a olhar atentamente para a floresta, em sua complexidade biológica e social, em sua desordem natural e potente, que alarmou a mentalidade racional de tantos homens que lá tentaram fazer empresa. Caleidoscópio das relações dos brasileiros com a Amazônia, este volume é uma defesa contundente de nosso maior patrimônio ambiental e um ensaio sobre seu presente e suas possibilidades de futuro. Você pode comprar o livro "Arrabalde - Em Busca da Amazônia" neste link.
Sobre o autor
João Moreira Salles é documentarista, produtor de cinema e fundador da revista piauí. Dirigiu, entre outros, Nelson Freire (2003), Entreatos (2004), Santiago (2006) e No intenso agora (2017). Compre o livro "Arrabalde - Em Busca da Amazônia" neste link.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.