quinta-feira, 3 de novembro de 2022

.: "Tu não te moves de ti", de Hilda Hilst: livro reúne três novelas de prosa

Com prosa experimental e provocativa, esta reunião de três novelas se consagrou como uma das obras mais fascinantes da autora


[…] eu penso que é preciso cuidar das coisas, que tudo aqui é delicado”, escreve Hilda Hilst na novela inaugural deste volume, publicado pela primeira vez em 1980. Embora possam ser lidas como histórias avulsas, as três narrativas de "Tu não te moves de ti" — “Tadeu (da razão)”, “Matamoros (da fantasia)” e “Axelrod (da proporção)” — se conectam de modo surpreendente e criam uma engenhosa trama subliminar.

Envelhecimento, sexualidade, vínculos afetivos, incomunicabilidade e moralidade são alguns dos temas que perpassam toda a produção de Hilda Hilst. Altamente existencialistas, estas obras — contaminadas pela poesia, pela filosofia e pela psicanálise — são marcadas pela ironia corrosiva e pelo estilo singular.


“A prosa de Hilda Hilst não é um espaço ameno ou de confortável entretenimento. Talvez seja por isso que, quando a leio, me sinto convocada a um esforço: a estar bem atenta ao que acontece nas sensações e nos humores, a tentar pelo menos reconhecer o que os enigmas do texto convocam a experimentar.” — Júlia de Carvalho Hansen


Nascida em Jaú (SP) em 1930, Hilda Hilst formou-se em Direito pela USP e, aos 35 anos de idade, mudou-se para a chácara Casa do Sol, próxima a Campinas. Lá, na companhia de dezenas de cachorros, dedicou-se integralmente à criação literária, entre livros de poesia, ficção e peças de teatro. Nos anos 1990, irritada com o parco alcance de sua escrita, anunciou o “adeus à literatura séria” e inaugurou a fase pornográfica, com os títulos que integrariam a polêmica “tetralogia obscena”. Hilda morreu em 2004, em Campinas.

Você pode comprar "Tu não te moves de ti", da autora Hilda Hilst aqui: amzn.to/3TZFjnR

Livro: Tu não te moves de ti
Autora: Hilda Hilst

144 páginas
Lançamento: 14/11/22
Compre aqui: amzn.to/3TZFjnR


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.