Após décadas de dedicação à poesia, Armando Freitas Filho publica pela primeira vez sua prosa reunida em um volume que celebra a força da memória. Os textos recolhidos em "Só Prosa", lançamento da Companhia das Letras - alguns inéditos e outros publicados na imprensa ou em plaquetes - perfazem a formação literária de um dos principais poetas brasileiros em atividade.
A obra reúne lembranças do primeiro contato com os livros, entremeadas por relances da Copa de 50, reflexões sobre o ofício da escrita e anotações sobre a implacável passagem do tempo, tendo sempre como pano de fundo a paisagem do Rio de Janeiro.
Os escritores Ana Cristina Cesar, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar e Carlos Sussekind são alguns dos nomes que recebem o olhar atento e singular do autor. Dividido em duas partes - “Eu” e “Eles” -, "Só Prosa" é um mergulho na própria trajetória afetiva e intelectual. Você pode comprar o livro "Só Prosa", de Armando Freitas Filho, neste link.
Sobre o autor
Armando Freitas Filho nasceu no Rio de Janeiro, em 1940. Foi pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa, secretário da Câmara de Artes no Conselho Federal de Cultura, assessor do Instituto Nacional do Livro no Rio de Janeiro, pesquisador da Biblioteca Nacional e assessor no Gabinete da presidência da Funarte.
É autor de "Palavra" (1963), "À Mão Livre" (1979), "3x4" (1985, vencedor do prêmio Jabuti), "Rol" (Companhia das Letras, 2016, vencedor do prêmio Rio de Literatura e APCA de 2016), e "Arremate" (Companhia das Letras, 2020), entre outros. Sua obra poética foi reunida em "Máquina de Escrever" (Nova Fronteira, 2003).
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.