sábado, 19 de novembro de 2022

.: "O Livro dos Mortos": a autobiografia hipnagógica de Lourenço Mutarelli

Novo romance do autor de "O Cheiro do Ralo", este misto de autobiografia e ficção traz um dos maiores autores brasileiros em sua melhor forma.

Misto de autoficção e narrativa insólita, "O Livro dos Mortos", de Lourenço Mutarelli, retoma o estilo que o consagrou em "O Cheiro do Ralo". O livro, lançado pela Companhia das Letras, conta a história de Pompeu Porfírio Júnior, que ganha a vida contando histórias: as pessoas pagam a ele para que se sente ao lado delas e conte o que viveu. 

Como um intermediário-inventor, Pompeu arquiteta mundos para que elas os habitem. Ali, se apaixonam, se decepcionam, gozam e sofrem. Contudo, Pompeu tem seus demônios particulares e, ao ser denunciado ao tribunal da inquisição, passa a responder por crimes que não conhecia. Sem saber quem o acusara, o contador de histórias relembra sua vida e dela monta um caleidoscópio, revisitando, na companhia do leitor, desde a infância até a maioridade e ao infarto que quase o matou. 

Além de retomar o estilo que o consagrou, Lourenço Mutarelli aprofunda uma das questões mais importantes de sua obra: quais os limites da narrativa (seja ficcional seja histórica) e até onde ela nos constrói. Você pode comprar "O Livro dos Mortos", de Lourenço Mutarelli, neste link.


Sobre o autor
Lourenço Mutarelli
nasceu em 1964, em São Paulo. Publicou diversos álbuns de quadrinhos, entre eles "Transubstanciação" (1991) e a trilogia do detetive Diomedes: "O Dobro de Cinco", "O Rei do Ponto" e "A Soma de Tudo" I e II. Escreveu peças de teatro - reunidas em "O Teatro de Sombras" (2007) - e os livros de ficção "O Cheiro do Ralo" (2002, adaptado para o cinema em 2007); "O Natimorto" (2004, adaptado para o cinema em 2008); "A Arte de Produzir Efeito Sem Causa" (2008, adaptado para o cinema em 2014); "Miguel e os Demônios" (2009); "Nada me Faltará" (2010); "O Grifo de Abdera" (2015) e "O Filho mais Velho de Deus e/ou Livro IV" (2018).

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.