Com dimensão onírica e olhar para lutas sociais das mulheres do Sul Global, a artista carioca apresenta conjunto de trabalhos em mostra inédita, que fica aberta à visitação até dia 29 de janeiro de 2023. Na imagem, a obra "Fogueira Doce", 2022, Óleo e acrílico sobre tela, 256 cm x 326cm, de Marcela Cantuária . Foto: Vicente de Mello
Cantuária vem se destacando no cenário da arte contemporânea com um trabalho pictórico que aproxima imagens históricas de fundo político a referências da cultura visual atual. Sua pesquisa se debruça sobre as lutas das mulheres ao redor do mundo, elaborando narrativas de enfrentamento do machismo e da misoginia enraizados na sociedade patriarcal. Em "Propostas de Reencantamento", os esforços da imaginação, para além da realidade opressora, se apresentam como gesto anticolonial.
É notável, nessa mostra, o foco em uma dimensão onírica que busca modos de organizar símbolos, muitos deles do âmbito do misticismo e da fé, para gerar novos significados. Sobre esse direcionamento, o crítico de arte Aldones Nino afirma: “Como uma sibila de nosso tempo, sua pintura abre frestas que direcionam a visão ao mundo incorpóreo, onde cada uma das composições pode ser encarada como proposta de reencantamento do presente, em um momento em que o real não dá mais conta da potência criativa que emana dos sonhos e desejos coletivos sufocados em meio à precarização”.
A exposição conta com pinturas, biombos, instalações e oratórios que propõem reordenamentos sociais e espirituais. Na série "Oráculo Urutu", desenvolvida entre os anos de 2019 e 2021, o universo de sonhos que se mostra nas obras absorve representações do cinema, da telenovela, da música e da literatura. Há citações a trabalhos de artistas como Clarice Lispector, Conceição Evaristo, Glauber Rocha, Gilberto Gil, Guimarães Rosa, João do Vale, Carlos Drummond de Andrade e Linn da Quebrada.
Já a série de oratórios de Cantuária, desenvolvida ao longo de 2020 e 2021, reposiciona simbolicamente esse objeto/lugar ligado, tradicionalmente, às práticas de confissão e devoção. Aqui, as representações de mulheres beatificadas e tolhidas pelo catolicismo dão lugar a personalidades que se engajaram contra o patriarcado e as injustiças da sociedade capitalista.
Duas das obras que integram a exposição – "Fogueira Doce" e "Uma Proposta para o Reencantamento" – foram desenvolvidas no Centro Cultural Inclusartiz em setembro deste ano, como parte da programação de estúdios abertos do centro cultural, na Gamboa (Rio de Janeiro). Durante as duas semanas de produção da pintura, a equipe do Instituto Inclusartiz e os visitantes do espaço puderam acompanhar o desenvolvimento do trabalho rico em detalhes. No Sesc Pompeia, como parte de seu trabalho formativo, o público poderá contar com visitações educativas e acompanhar as atividades paralelas que serão divulgadas no decorrer do período expositivo.
Sobre a artista
Marcela Cantuária vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formou-se em Pintura, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2019, apresentou seu trabalho na exposição "La Larga Noche de los 500 Años", na A Gentil Carioca; realizou a mostra "Suturar Libertar", no Centro Municipal de Arte Helio Oiticica; e participou das coletivas "Histórias Feministas", no Masp, e "Estratégias do Feminino", no Farol Santander em Porto Alegre. Nesse mesmo ano, também esteve nas residências PAOS GDL, no México, e Kaaysa, em São Paulo.
Em 2020, foi convidada a participar da residência FountainHead, em Miami, nos EUA, e de uma exposição no Museu Instituto de América, na Espanha. Além disso, expôs no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, na individual "Figurar o Impossível". Mais recentemente, apresentou "Esperança Equilibrista" (2021), na Caixa de Pandora, em São Paulo, e "invocación del passado a la velocidade dela hora" (2022), no CentroCentro em Madri.
Sobre o projeto Ofício:
Para além de sua finalidade criativa, o ofício da arte é também processo, labuta e desenvolvimento. Compreende a dedicação à artesania e potencial construção de conhecimento, tendo a experimentação como elemento primordial. Tais vocações são constituintes do espaço material e conceitual das Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia, cujo espaço corresponde a um efervescente lugar de encontro, onde mestres e alunos se misturam e forjam trajetórias singulares.
Serviço
Projeto Ofício: Mancha: Marcela Cantuária – Propostas de reencantamento
Local: Sesc Pompeia.
Período expositivo: até dia 29 de janeiro de 2023.
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Classificação indicativa: livre.
Entrada gratuita | Sem estacionamento
Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93 - Pompeia/São Paulo
Telefone: (11) 3871-770
Transporte Público
Metro Barra Funda (2000m) | CTPM Água Branca (800m)
CTPM Barra Funda (2000m) | Terminal Lapa (2100m)
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.