Estima-se que cerca de 10 milhões de libaneses e descendentes vivam no Brasil, boa parte deles em São Paulo. A força da imigração árabe, iniciada há 142 anos, se reflete pelas ruas da cidade, com a oferta de comida típica, dança exótica, café diferente, trajes exuberantes, uma língua incompreensível para muitos que refletem um mundo rico culturalmente e milenar. Um pedaço do Líbano quase à parte, mas que existe e resiste aqui.
Na programação, 12 encontros com profissionais das mais diversas áreas e do mundo árabe, além de bazar com roupas típicas e islâmicas, sapatos, tapetes, perfumes, itens religiosos e cutelaria. E, ainda, tendas de comidas típicas, lanches árabes, falafel, doces, a gastronomia árabe, lançamento de livros, encontro com autores e a presença das editoras Bismillah, Memo – Monitor do Oriente e O Artífice. Haverá a participação do conhecido cantor libanês Shaker Akiki ao longo do evento e a apresentação do famoso dançarino Mohamad El Jamal, no domingo, 20/11, às 14h.
Programação:
Sábado, 19 de novembro, das 10h às 19h
10h – Alimentação do futuro: insetos comestíveis com Casé Oliveira (biogastrólogo, pres. da Asbracia)
11h – Como publicar um livro com Solange Sólon Borges (Publisher da editora O Artífice e Mestra em Estudos Culturais/USP Leste)
12h – A causa palestina na mídia brasileira com Ahmad El Zoobi (diretor do Monitor do Oriente-Brasil)
14h – Ecos da diversidade com sustentabilidade: valores para a empresa com Rose Campos (jornalista e apresentadora da Ecos do Meio)
15h – Potencial do mercado Halal com Omar Chahine (biomédico e da Consultoria Halal do Brasil)
16h – Níveis de consciência na espiritualidade islâmica com o sheik Ragip Barros Al-Jerrahi (dirigente da Ordem Sufi Halveti Jerrahi no Brasil)
17h – Inclusão da pessoa com deficiência física no mercado com Eliana Conquista (psicóloga clínica)
18h – Educação emocional com Mariana Arantes (Doutora da UFPE e diretora do Portal Educação Emocional)
Domingo, 20 de novembro, das 10h às 19h
10h – Alimentação saudável: vegetarianismo, veganismo e crudivorismo com Davison Borges (pesquisador sobre alimentação e engenheiro)
11h – Conciliação, mediação e cultura de paz com Vânia Mara (bacharel em Direito)
12h – A língua árabe com Najah Hussein (professora de árabe)
13h – Redação eficiente com Solange Sólon Borges (Publisher da editora O Artífice e Mestra em Estudos Culturais/USP Leste).
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.