Durante os loucos anos 1920, um magnata de Wall Street e uma herdeira excêntrica de linhagem aristocrática constroem, juntos, uma fortuna inimaginável - e que intriga a alta sociedade nova-iorquina. Com o passar das décadas, a escalada do imponente casal até o topo vai ganhando novas nuances, na medida em que é apresentada sob diferentes pontos de vista. Esse embate de narrativas, meticulosamente embasado por cada narrador, é o que move "Confiança", o segundo romance de Hernan Diaz, escritor argentino radicado nos Estados Unidos que, com seu livro de estreia, "In the Distance", foi finalista do Pulitzer.
Lançado pela editora Intrínseca, "Confiança" é dividido em quatro partes. Na primeira, o casal Benjamin e Helen Rask se torna inspiração para os protagonistas de um romance que supostamente disseca as verdades por trás do império e das relações pessoais do milionário - e que, além disso, acende uma grande polêmica no coração financeiro dos Estados Unidos.
Ao longo do tempo, outras versões dessa história vão vindo à tona: um manuscrito em defesa do magnata, as memórias de uma pessoa próxima ao casal e um diário perdido com muitas revelações. Tudo que até então parecia consolidado como fato passa a ser questionado. Afinal, se a verdade sempre resulta da soma das faces de uma pirâmide, Confiança é a prova de que mesmo a mais sólida e monumental delas é frágil em um solo de areia. Entre tantas versões e pontos de vista, em qual acreditar?
Caleidoscópico, o novo romance de Hernan Diaz é um tour de force que se desenrola ao longo de um século, um confronto contundente com os enganos que muitas vezes se escondem no âmago dos pactos pessoais e financeiros. Suas quatro vozes ora ampliam, ora recusam os limites entre fato e ficção, ilustrando a facilidade com que o poder é capaz de a tudo manipular. Você pode comprar "Confiança", o segundo romance de Hernan Diaz, neste link.
O que disseram sobre o livro
”Complexo, misterioso e surpreendente do início ao fim. Diaz tem na ponta dos dedos o poder dos grandes nomes da literatura.” — The New York Times
“Um épico americano, 'Confiança' é páreo duro para 'O Grande Gatsby'. Um romance glorioso sobre impérios e apagamentos.” — Oprah Daily
Sobre o autor
Hernan Diaz é autor de dois romances, publicados em mais de 20 idiomas. O primeiro, "In the Distance" (2017), foi finalista do Pulitzer e do Prêmio PEN/Faulkner, eleito um dos Dez Melhores Livros de 2020 pelo Publishers Weekly. "Confiança", o segundo romance do autor, entrou para a lista estendida do Booker Prize de 2022. Diaz também publicou um livro de ensaios sobre o argentino Jorge Luis Borges e seu trabalho já figurou em revistas como The Paris Review, Granta e Playboy. Foi contemplado com um Guggenheim Fellowship, um Whiting Award, o William Saroyan International Prize for Writing, além de uma bolsa do Dorothy and Lewis B. Cullman Center for Scholars and Writers da Biblioteca Pública de Nova Iorque.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.