segunda-feira, 12 de setembro de 2022

.: "Via Ápia", o primeiro e aguardado romance de Geovani Martins


Confirmado na Flip 2022, Geovani Martins publica seu primeiro e aguardado romance que acompanha cinco jovens que têm a vida abalada quando a polícia invade a Rocinha para instalar uma UPP.

Dia 23 de setembro chega às livrarias "Via Ápia", o primeiro romance de Geovani Martins, lançado pela Companhia das Letras. Depois de estrear na literatura com a coletânea de contos "O Sol na Cabeça" e alçar de imediato a condição de ponta de lança da ficção brasileira, com forte repercussão internacional, sendo publicado por grandes editoras em mais de dez países, Geovani apresenta seu primeiro romance e já é presença confirmada na Flip deste ano.

Nesta engenhosa narrativa sobre os impactos da instalação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na vida dos moradores da Rocinha, a trama é dividida em três partes: a expectativa com relação à invasão; a ruidosa instalação da UPP; e a silenciosa partida da polícia e a retomada dos bailes funk que fazem o chão da favela tremer. Em capítulos curtos, que trazem perspectivas cruzadas, o narrador nos conduz pelas vidas dos cinco jovens protagonistas - suas paixões, amizades, dramas pessoais, ambições, frustrações, sonhos e pesadelos.

Brilhante nos diálogos e mestre na narrativa, Martins é também certeiro no diagnóstico dos efeitos perversos da guerra às drogas. Ao enviar sua tropa de choque para a Rocinha, o Estado parece apresentar uma única resposta aos problemas do Brasil: a morte. A resposta dos moradores é bem outra: a vida, sempre ela, é o que faz a favela pulsar. Você pode comprar o livro "Via Ápia", de Geovani Martins, neste link.


Sobre o autor
Geovani Martinsnasceu em 1991, em Bangu, no Rio de Janeiro. Trabalhou como “homem-placa”, atendente de lanchonete e de barraca de praia. Em 2013 e 2015, participou das oficinas da Festa Literária das Periferias, a Flup. Publicou alguns de seus na revista Setor X e foi convidado duas vezes para a programação paralela da Flip. Seu primeiro livro, a coletânea de contos "O Sol na Cabeça" (Companhia das Letras, 2018), está sendo adaptado como série e ganhou edições em dez territórios, por casas prestigiosas como Farrar, Straus and Giroux, Faber & Faber, Gallimard, Suhrkamp e Mondadori.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.