sexta-feira, 16 de setembro de 2022

.: Ozzy Osbourne volta ao hard rock clássico em novo disco


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.

Ozzy Osbourne já é considerado uma lenda para quem conhece a história do rock. Uma prova disso  é o seu novo disco da carreira solo, o "Patient nº 9", que conta com participações de nomes de peso da música, como Jeff Beck, Eric Clapton, Chad Smith e o falecido Taylor Hawkins, baterista da banda Foo Fighters.

Em relação ao seu álbum anterior ("Ordinary Man"), esse novo disco do Mr. Madman está mais equilibrado, com foco no hard rock setentista que ele ajudou a moldar quando era integrante do mítico Black Sabbath. Aliás, Tommi Iommi, fundador e seu colega no Sabbath, toca guitarra na faixa Degradation Rules.

Para mim, o destaque maior vai para Jeff Beck, que toca fogo nos solos da seminal faixa título ("Patient nº 9") e da igualmente ótima "A Thousand Shades". Beck é um virtuoso que consegue deixar a canção ainda melhor do que já é.

A banda de base foi escalada com nomes como Josh Homme (Queens Of The Stone Age), Chad Smith (Red Hot Chilli Peppers) e Taylor Hawkins na bateria, além dos baixistas Robert Trujillo (Metallica) e Duff McKagan (Guns´n Roses), entre outros. Zakk Wilde, que integrou a banda de apoio de Ozzy nos anos 80 e 90, é outro que marca presença em quatro faixas do disco.

Em que pese os seus recentes problemas de saúde, provavelmente provocados pelos excessos das décadas anteriores, a voz do Madman está intacta no estúdio. Soa enigmática, com aquele velho e irresistível toque de filme de terror que nos acostumamos a ouvir em seus discos solo.

O diferencial desse disco está justamente na escolha dos músicos. Alguns contemporâneos do Madman e outros de uma geração mais recente que presta tributo a obra de Ozzy no Sabbath e na carreira solo.  Pode até parecer um disco tributo. Mas na verdade são canções inéditas de Ozzy que ainda funcionam muito bem em pleno ano de 2022. E tocadas por um time de feras que só um cara como ele conseguiria reunir.


"Patient nº 9"

"One of Those Days"

"Degradation Rules"



0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.