segunda-feira, 5 de setembro de 2022

.: "Labirinthos em Processo": texto de Carrascoza, no Teatro Alfredo Mesquita

Espetáculo trata do mito do Minotauro com texto inédito do premiado escritor brasileiro João Anzanello Carrascoza


"Labirinthos em Processo" é um espetáculo da Cia Teatral Energós que vai se desenvolver a cada apresentação, tendo sua dramaturgia e encenação reformuladas neste processo de curtas temporadas itinerantes (no teatro Paulo Eiró, na zona sul, que terminou no último domingo, dia 4 de setembro; Teatro Alfredo Mesquita, na zona norte, e ainda uma terceira a ser confirmada).

A peça aborda o mito do Minotauro e conta com texto inédito do premiado escritor brasileiro João Anzanello Carrascoza. A dramaturgia é criada a partir dos fragmentos de duas obras perdidas do tragediógrafo grego Eurípedes (os textos Kretes e Theseus) e relacionando-os com a contemporaneidade. Estes fragmentos trágicos foram traduzidos pela primeira vez para o português pelo diretor da companhia Leonardo Antunes e pelo ator Jean Pierre Kaletrianos.

Composto por uma série de quadros narrativos que contam a história do Minotauro, o espetáculo toma o papel do coro como protagonista da ação. Ora testemunha, ora atravessado pela tragédia, o coro guia o espetáculo e, a partir dele, os integrantes se destacam a fim de dar voz às várias personagens do mito.

A paisagem sonora atravessa toda a encenação e é criada por meio de texturas vocais múltiplas da fala e do canto, tanto pelo texto em português quanto pelas canções e versos em grego arcaico e moderno. Toda a música do espetáculo é realizada ao vivo pelos atores que tocam instrumentos como adufes (instrumento de percussão ibérico), uma orquestra de aquários e violino.

Além das apresentações, o projeto levará atividades a outros espaços culturais da cidade, desenovelando o mito do Minotauro por meio de encontros com o público em geral e com os participantes do Programa Vocacional, da Prefeitura. Aos vocacionados, também serão oferecidas oficinas e abertas vagas de estágio para que acompanhem o processo de montagem, apresentação e desmontagem da Cia Teatral Energós.

Serão três oficinas sobre o mito e a dramaturgia, realizadas em três Bibliotecas Municipais; e três oficinas de teatro com os aprendizes do Programa Teatro Vocacional. Estas ações integram o projeto “O Mito do Minotauro por São Paulo” contemplado com o edital de Apoio a Projetos Artísticos Culturais de Múltiplas Linguagens da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.


Sinopse do espetáculo
Quando o rei de Creta morre, Minos reivindica o trono, pedindo a Poseidon que lhe envie uma confirmação. O deus atende e Minos assume o poder. Mas o novo rei não cumpre a promessa. Furioso, Poseidon castiga o mortal: faz com que sua esposa, Pasífae, enlouqueça, se apaixone pelo touro e engravide do animal. Nasce, então, o Minotauro, criatura com cabeça de touro e corpo de homem, que é encarcerado em um labirinto.

A Cia Teatral Energós é um coletivo de artistas interessados em aprofundar o trabalho do ator com o trágico e com o mítico por meio da investigação das potencialidades do corpo e da voz. Reunidos inicialmente a partir de cursos oferecidos por Jean Pierre Kaletrianos e Leonardo Antunes em 2019, esses artistas iniciaram, no mesmo ano, um processo de ensaios que resultou no experimento cênico Erechtheus. 

Jean Pierre Kaletrianos e Leonardo Antunes conheceram-se em 2008 quando foram atores-pesquisadores de "Prometheus - A Tragédia do Fogo" (direção: Maria Thais), espetáculo da Cia Teatral Balagan. Por este espetáculo, Jean Pierre Kaletrianos foi indicado ao prêmio Shell de teatro na categoria especial pela preparação vocal. Em 2016, Leonardo Antunes, motivado pela pesquisa do trágico, fez residência no Attis Theater (Atenas, Grécia), companhia do diretor Theodoros Terzopoulos. Desde então, a dupla desenvolve uma pesquisa sobre os fragmentos das tragédias perdidas de Eurípedes.

Em 2020, a Cia foi convidada a compor o Núcleo de Teatro da Areté - Centro de Estudos Helênicos (Pinheiros, São Paulo), a sede onde desenvolve seu trabalho de criação e pesquisa até hoje. Durante o período de pandemia da covid-19, a Cia foi contemplada com o edital PROAC Expresso e criou "Cretenses", um espetáculo on-line que mesclava cenas gravadas e editadas com intervenções ao vivo dos atores durante as sessões. 

"Cretenses" foi exibido em duas temporadas: pelo canal do YouTube do CCSP (Centro Cultural São Paulo) e pela plataforma Sympla; além de apresentações em canais de bibliotecas do município de São Paulo. Em 2021, a Cia Teatral Energós foi contemplada com o Edital de Apoio a Projetos Culturais de Múltiplas Linguagens, da SMCSP para a realização do projeto “O Mito do Minotauro por São Paulo”.


Ficha técnica: 
"Labirinthos em Processo"
Direção e iluminação:
Leonardo Antunes
Dramaturgia: João Anzanello Carrascoza
Direção musical: Jean Pierre Kaletrianos e Leonardo Antunes.
Cenografia: Leonardo Antunes e Márcia Moon
Figurinos: Miko Hashimoto
Elenco: Elaine Alves, Gustavo Andersen, Gustavo Xella, Heidi Monezzi, Isabela Bustamanti, Isabella Bottan, Jean Pierre Kaletrianos, João Muniz e Pedro Ferreira.
Adereços: Fernando Fedora
Cenotécnico: Lucas Barros
Preparação musical (aquários): Orquestra dos Objetos Desinventados
Preparação musical (percussão - adufe): Valéria Zeidan
Treinamento corporal (danças): Vera Athayde
Treinamento corporal (kempo): Ciro Godoy e Mavutsinim Santana   
Fotos: Júlia Gama
Identidade visual: Cláudio Novaes
Design gráfico: Elaine Alves 


Teatro Alfredo Mesquita
Dias 23, 24 e 25 de setembro de 2022
Sexta e sábado, às 21h | domingo, 19h
Gratuito - Presencial
Endereço: Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana.
Telefone: (11) 2221-3657
Capacidade:
198 pessoas
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.