"Dicionário das palavras perdidas" é uma história brilhantemente bem pesquisada, aprofundada e necessária sobre o poder das palavras, a relevância do movimento sufragista e a urgência de a mulher poder contar a própria história. Nesta narrativa, acompanhamos o processo de preparação do primeiro Dicionário Oxford de Língua Inglesa através da pequena Esme, uma menina órfã de mãe, criada pelo pai lexicógrafo.
À medida que cresce, ela percebe que termos relacionados às experiências de mulheres muitas vezes eram descartados por homens que, consciente ou inconscientemente, trabalhavam para moldar o dicionário com base em sua própria visão do mundo. Assim, Esme começa uma emocionante jornada de resgate às palavras para montar seu próprio dicionário.
A inspiração da autora Pip Williams veio depois de ler sobre o processo de compilação do Dicionário Oxford de Língua Inglesa e perceber que todos os envolvidos nas definições das palavras eram homens. Ao pesquisar mais sobre a representatividade das mulheres nesta dinâmica, encontrou uma curiosa história sobre uma palavra perdida e se fez duas perguntas: “As palavras significam coisas diferentes para homens e mulheres? Se sim, é possível que a gente tenha perdido algo no processo para defini-las?”.
Compre "Dicionário das palavras perdidas", da autora Pip Williams, aqui: amzn.to/3xLXzHZ
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.