sexta-feira, 16 de setembro de 2022

.: Cia das Letras lança aguardado livro de memórias de Amartya Sen


No próximo dia 29, a Companhia das Letras lança "Uma Casa No Mundo", o aguardado livro de memórias de Amartya Sen, vencedora do prêmio Nobel de Economia . Na obra, o economista e filósofo indiano entrelaça seus anos formativos a uma reflexão sobre justiça e bem-estar social, mostrando como suas experiências pessoais influenciaram o trabalho de uma vida toda em prol da melhoria da condição humana. 

Onde fica sua casa? Para Amartya Sen, a resposta a essa pergunta são muitos lugares: Daca, na atual Bangladesh; Santiniketan, a pequena cidade em que cresceu; Calcutá, onde começou os estudos em economia e participou de movimentos estudantis; e o Trinity College, em Cambridge, para onde se mudou aos dezenove anos.

Neste aguardado livro de memórias, Sen rememora cada um desses locais e sua trajetória até o início dos anos 1960. De pensadores como Ashoka e Akbar a Hume, Marx, Keynes, Arrow e Hobsbawm, o economista repassa suas grandes referências teóricas ao mesmo tempo que enfatiza a importância da empatia e de ampliar nossa visão a respeito do que nos cerca. Estão ainda presentes em toda a narrativa reflexões sobre a região de Bengala, assim como as relações entre Índia e Reino Unido. Mais do que uma reunião das ideias de um dos maiores intelectuais do século XX, "Uma Casa no Mundo" é uma obra inesquecível sobre pessoas, histórias e lugares. Tradução: Berilo Vargas. Número de páginas: 472.


O que disseram sobre o livro
“'Uma Casa no Mundo' é, na verdade, três livros em um. Um livro de memórias escrito com a delicadeza dos primeiros 30 anos de sua vida, intercalado com comentários afiados sobre história e política, assim como análises sobre teoria econômica e filosofia.” — Harvard Magazine


Sobre a autora
Amartya Sen
 nasceu em Santiniketan, atual Bangladesh, em 1933. Após a partição de 1947, emigrou com a família para a Índia, onde estudou antes de se doutorar em economia pelo Trinity College, em Cambridge, no Reino Unido. Recebeu em 1998 o prêmio Nobel por seu trabalho sobre a economia do bem-estar social. Professor da Universidade Harvard, é autor de diversos livros, incluindo Desenvolvimento como liberdade e A ideia de justiça, publicados pela Companhia das Letras.


0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.