sexta-feira, 9 de setembro de 2022

.: "Agora Agora", de Carlos Eduardo Pereira: um romance sobre o Brasil


A editora Todavia lança o livro "Agora Agora", de Carlos Eduardo Pereira, que gira em torno de um jogo narrativo no qual as perversidades da sociedade, em especial as do racismo, se entrelaçam. No romance, Jorge Neto acorda com o despertador do celular no dia de seu aniversário, escova os dentes e se corta fazendo a barba.

Decidido a não sair de casa, ele rumina sobre a decadência do mundo em volta e se dedica a lembrar, com abatida mordacidade, de episódios do passado. Em especial, de um outro aniversário, 30 anos antes, quando foi levado pelo pai à academia preparatória de cadetes em Barbacena, a antessala de um período traumático que transformaria sua vida para sempre. 

Pode parecer que habitaremos os subterrâneos da mente desse homem amargurado da primeira até a última página. Mas estamos no preâmbulo de uma história bem maior, composta de três partes - e de três Jorges: o avô, o filho e o neto - que encadeiam violências concretas e simbólicas ao longo de gerações de uma família negra carioca.

Neste romance inquieto e furioso, Carlos Eduardo Pereira instiga o leitor com um hábil jogo narrativo no qual as perversidades da sociedade brasileira, sobretudo as feridas do racismo, se entrelaçam e se propagam na vida das personagens. 

Abundante em detalhes vívidos, modulações de ponto de vista e caracterizações tão convincentes quanto implacáveis, Agora agora surpreende o leitor a cada movimento e confirma Carlos Eduardo Pereira como um dos grandes talentos da literatura atual. Com capa de Mariana Newlands, o livro tem 216 páginas.

Leia +: Você pode comprar o livro "Agora Agora", de Carlos Eduardo Pereira,  neste link.

Sobre o autor
Carlos Eduardo Pereira
nasceu no Rio de Janeiro, em 1973. Estreou com o romance "Enquanto os Dentes", também publicado pela editora Todavia e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura.





0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.