sábado, 16 de julho de 2022

.: "Letras" reúne todas as canções de Caetano Veloso em um livro


Organizado por Eucanaã Ferraz, livro traz todas as canções escritas por Caetano Veloso reunidas, começando por sua produção mais recente - "Meu Coco", lançado em 2021 - e chegando às primeiras composições do artista


“Diante das mais de trezentas letras de canções que compus ao longo de décadas fico quase sem palavras. Tenho apenas de confessar que em ne­nhum caso eu aprovei a letra (ou a música) quando cheguei a completá-la. Com o passar do tempo — e o esquecimento das obras —, tenho me surpreendido com alguma admiração e até com certo encanto diante de uma ou outra canção que fiz”, Caetano Veloso.


Dia 29 de julho, chega às livrarias "Letras", de Caetano Veloso, lançado pela Companhia das Letras. Organizado por Eucanaã Ferraz,  esse é um livro de poesia reunida de um dos nomes centrais da música e da cultura popular brasileira. Ler uma a uma é acompanhar as transformações de uma obra inesgotável ao longo de mais de sessenta anos.

Compositor singular, Caetano Veloso inaugurou sua carreira com um compacto simples, em 1965, e dois anos depois lançou o disco "Domingo". Desde então, foram cerca de quarenta álbuns de estúdio, além de gravações ao vivo e coletâneas.

"Letras" reúne todas as canções escritas por Caetano Veloso, começando por sua produção mais recente - "Meu Coco", lançado em 2021 - e chegando às primeiras composições do artista, em meio a discos de estúdio, canções gravadas por outros cantores, parcerias e trilhas sonoras.

“Meu intuito não foi senão registrar impressões nascidas no encontro com palavras que, assentadas na matéria silenciosa do papel, reconduzem in­sistentemente à música, ao corpo inteiro das canções, e fazem precipitar inúmeras contingências pessoais, reminiscências, ânimos, dispositivos da subjetividade que assomam quando entramos em contato com tex­tos poderosíssimos - adjetivo que me parece legítimo em sua imprecisão crítico‑analítica. Posso dizer simplesmente que cada leitor realiza sua fruição”
, ressalta Eucanaã Ferraz.

Ainda que tenham sido escritos para ser cantados, os versos revelam aqui sua vocação verdadeira: são poemas. Ao formular sua experiência individual de modo notável, Caetano Veloso faz com que suas palavras digam respeito a todos nós, seus ouvintes - e leitores. Você pode comprar o livro com todas as letras das canções de Caetano Veloso neste link.


Sobre o autor
Caetano Veloso nasceu em 1942, em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Entre muitos outros discos, lançou "Domingo" (1967), "Joia" (1975), "Circuladô" (1991), "Cê" (2006) e "Meu Coco" (2021). É autor de "Verdade Tropical", "Letra Só" e "O Mundo Não É Chato", todos publicados pela Companhia das Letras, sendo os dois últimos organizados por Eucanaã Ferraz. Pioneira do movimento tropicalista, sua obra ganhou ressonância em diversas áreas culturais e se mantém como uma das mais eloquentes e revolucionárias do país.


Sobre o organizador
Eucanaã Ferraz nasceu no Rio de Janeiro, em 1961. É professor de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro e autor de, entre diversos livros, "Sentimental", vencedor do prêmio Portugal Telecom em 2013, e "Escuta" (2015), ambos publicados pela Companhia das Letras.


Leia +:
.: Todos os livros de Caetano Veloso neste link.


Serviço:
Livro: "Letras"
Autor: 
Caetano Veloso
Organizador: 
Eucanaã Ferraz
Editora: 
Companhia das Letras
Número de páginas:
512
Link na Amazon: https://amzn.to/3ciHHoG

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.