domingo, 10 de julho de 2022

.: Crítica: "Papai Noel é um Picareta", comédia é imperdível na telona


Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em julho de 2022 


"Papai Noel é um Picareta", em cartaz nas telonas da Rede de Cinemas Cineflix, é o clássico selecionado para o Festival Varilux de Cinema Francês de 2022 que traz uma sequência de acontecimentos insanos na véspera de Natal, com direito a corrida pela ceia e até entrega de presentes inusitados. Já de modo suspeito, surge na telona a figura presente no título do longa em Félix (Gérard Jugnot), um trapalhão de mão leve, usando as roupas do bom velhinho que em casa tem uma tremenda briga com a parceira, grávida, Josette (Marie-Anne Chazel).

Longe dali está o palco de grande parte das confusões da trama com o trio que trabalha no "S.O.S. Amizade". A ranzinza Madame Musquin (Josiane Balasko) deixa os dois parceiros que farão o plantão de Natal da linha direta parisiense: Pierre (Thierry Lhermitte) e Thérèse (Anémore). Sendo assim, ainda na noite de 24 de dezembro, Musquin, carregando presentes, toma o elevador do prédio -de modelo antigo, daqueles abertos- e, por puro azar, fica presa nele. 

Na tentativa de chamar a atenção de alguém para acudi-la, desembrulha os presentes e, entre eles, uma corneta. Apesar da barulhada irritante, Pierre e Thérèse, que estão numa conversa fiada sobre os telefonemas do dia e se paquerando, não ouvem o escândalo da amiga. Dessa prisioneira do elevador até a chegada do Papai Noel que não tem nada de bonzinho e empunha uma arma, na trama é acrescida a Katia de Christian Clavier, que torna a trama apimentada. No entanto, outros personagens também passam pela história de Natal mais doida do cinema.

Adaptado de uma peça homônima de 1979, o longa de 1982, é ágil no roteiro e edição, uma perfeita comédia de Natal e passa longe de ser um filme "Sessão da Tarde". "Papai Noel é um Picareta" consegue ser muito agradável de acompanhar, ainda que traga desastres em cadeia, pois reúne personagens totalmente excêntricos, mas que se completam. Ao menos provocam a reflexão sobre questões diversas e, de quebra, fazem rir. É sem dúvida um clássico imperdível para se conferir na telona!


Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Filme: "Papai Noel é um Picareta" ("Le Père Noel Est Une Ordure")

Duração: 1h23

Gênero: comédia

Diretor: Jean-Marie Poiré

Ano de produção: 1982

Classificação: 14 anos

Elenco: Josiane Balasko, Marie-Anne Chazel, Anémore, Thierry Lhermitte, Christian Clavier e Gérard Jugnot


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.