O ciclo Literatura e água: da Odisseia às travessias de migrantes e refugiados convida os inscritos a uma viagem no tempo para mostrar como esse elemento tão importante da natureza esteve presente durante a história da humanidade, além de refletir sobre sua presença na literatura e nas demais linguagens artísticas. Os encontros estão programados para as terças-feiras de julho e agosto, das 19h às 21h, virtualmente pelo Zoom. A inscrição para os próximos encontros pode ser feita por meio do link.
A abertura do ciclo, no dia 5 de julho, foi conduzida por Giuliana Ragusa, professora de língua e literatura grega na Universidade de São Paulo - USP, que abordou uma das obras mais antigas do mundo, a "Odisseia de Homero", seguindo o rastro de Odisseu (ou Ulisses), condenado a vagar pelos mares sem poder voltar para casa. Já o segundo encontro, no dia 12 de julho, aportará no Brasil, sob o comando de Stefania Chiarelli, professora de literatura brasileira na Universidade Federal Fluminense - UFF, que tratará do romance "Iracema", de José de Alencar.
No dia 19 de julho, os deslocamentos migratórios marítimos e nos navios - cuja figura sempre esteve ligada à alegoria da esperança - serão abordados pela professora Adriana Marcolini, organizadora do ciclo, tradutora e pesquisadora da área de migrações, além de docente de língua italiana, que focalizará, em 26 de julho, a emigração italiana e as migrações contemporâneas.
O conto "A Terceira Margem do Rio", do grande escritor brasileiro Guimarães Rosa, será o tema da quinta palestra do ciclo, ministrada por Yudith Rosenbaum. A docente de literatura brasileira na USP fará uma análise do texto, considerado uma pérola rosiana.
Caio Gagliardi, professor da USP e especialista em literatura portuguesa, conduzirá o sexto encontro a partir dos textos de dois gigantes da literatura lusa: o poema "Os Lusíadas", de Luís Vaz de Camões, e o livro "Mensagem", de Fernando Pessoa.
Caminhando para o encerramento desse ciclo, a professora Stefania Chiarelli retornará na penúltima aula discorrendo sobre o conto "O Profeta", de Samuel Rawet, imigrante judeu polonês que se fixou no Brasil e surgiu no cenário literário nacional em 1956, com a coletânea "Contos do Imigrante".
A última aula do ciclo, também com a professora Stefania Chiarelli, abordará a literatura brasileira contemporânea por meio de obras que retratam o mar e a ditadura. Ela levará os participantes a um passeio pelos romances "Azul Corvo", de Adriana Lisboa, e "Mar Azul", de Paloma Vidal, obras que narram a vida de personagens, em trânsito e em busca de si mesmos, entrelaçadas com os temas da água, do oceano, da ausência, do luto, da distância e do esquecimento.
A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura integra a Rede de Museus-Casas Literários, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.
Próximas palestras:
"Imagens Líquidas em Iracema"
Com Stefania Chiarelli
Terça-feira, 12 de julho, das 19h às 21h
"Mar e Deslocamentos Migratórios"
Com Adriana Marcolini
Terça-feira, 19 de julho, das 19h às 21h
"As Travessias da Emigração Italiana e das Migrações Contemporâneas"
Com Adriana Marcolini
Terça-feira, 26 de julho, das 19h às 21h
"A Presença da Água em Guimarães Rosa"
Com Yudith Rosenbaum
Terça-feira, 2 de agosto, das 19h às 21h
"O Mar e a Lusofonia"
Com Caio Gagliardi
Terça-feira, 9 de agosto, das 19h às 21h
"Vapores Migrantes e a Água"
Com Stefania Chiarelli
Terça-feira, 16 de agosto, das 19h às 21h
"Literatura Brasileira Contemporânea: Mar e Ditadura"
Com Stefania Chiarelli
Terça-feira, 23 de agosto, das 19h às 21h
Serviço
Casa das Rosas
Ciclo de Palestras
"Literatura e Água: da Odisseia às Travessias de Migrantes e Refugiados"
Concepção e organização: Adriana Marcolini
Terças-feiras, 5, 12, 19 e 26 de julho, e 2, 9, 16 e 23 de agosto, das 19h às 21h
Atividade realizada virtualmente, pelo Zoom.
Inscrições neste link.
Vagas: 250
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.