Um romance sobre o tempo, a memória e as ambivalências da vida familiar e conjugal.Assim pode ser definido o romance "Eliete: A Vida Normal", de Dulce Maria Cardoso. Livro, lançado no Brasil pela editora Todavia, gira em torno da vida familiar de Eliete, uma esposa e mãe dedicada que passa a se sentir sufocada pela vida que leva. Por vezes, lembra o clássico "Madame Bovary", de Gustave Flaubert.
Nascida em 1975, ano da Revolução dos Cravos, ela sempre desejou uma vida normal, que aparenta ter conquistado quando chega aos 42 anos. Mas a percepção que tem da própria existência muda com a notícia de que a avó foi hospitalizada. Esse evento particular desencadeia uma investigação de sua vida: a infância, marcada pela morte inesperada do pai; a relação - narrada com uma crueza que poucas vezes encontramos na literatura - que estabelece com a mãe, com a avó e com a memória desse pai que lutou contra a ditadura salazarista.
Aos poucos, as inquietações crescem no interior de Eliete, consumindo não só seu passado, mas também o relacionamento com o marido (com quem divide o teto mas de quem tem mais notícias pelas redes sociais) e com as filhas (das quais se sente cada vez mais distante).
Em fuga desse cenário turvo, ela então decide refugiar-se no Tinder, onde finge ser outra pessoa, e os encontros que surgem transformam a vida dessa mulher e a maneira como ela se enxerga. Com uma prosa habilmente construída, Dulce Maria Cardoso maneja com precisão a linguagem e a história neste romance inquietante e sensível. Mais sobre "Eliete: A Vida Normal", de Dulce Maria Cardoso, neste link.
Sobre a autora
Dulce Maria Cardoso nasceu em Trás-os-Montes, Portugal, em 1964. Publicou os premiados romances "O Retorno", "O Chão dos Pardais", "Os Meus Sentimentos" e "Campo de Sangue".
Livro: "Eliete: A Vida Normal"
Autora: Dulce Maria Cardoso
Editora: Todavia
Gênero: ficção estrangeira
Categoria: romance
Capa: Violaine Cadinot
Páginas: 256
Tiragem: 4000 exemplares
Formato: 13,5 × 20,8 × 1,5 cm
Peso: 335 gramas
Link na Amazon: https://amzn.to/3OyFhjW
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.