sexta-feira, 10 de junho de 2022

.: "Downhill From Everywhere": o som pop de Jackson Browne está de volta


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.

Conheci o som de Jackson Browne muito tardiamente, nos anos 80. Naquela ocasião, alguém me emprestou o disco "Running On Empty", que trazia uma magistral receita pop com pitadas de música folk e de outras influências dos anos 60. Ao buscar mais informações, percebi que ele já estava na estrada desde os anos 70, sendo um dos autores do primeiro hit da banda Eagles ("Take It Easy").

E novamente, com relativo atraso, ouço o seu mais recente lançamento,  o álbum "Downhill From Everywhere", que de uma certa forma me transporta para aquela primeira vez que ouvi a sua música. O disco traz composições próprias e outras feitas em parceria com outros autores. Mas todas seguem o padrão de sonoridade que nos acostumamos a ouvir nos discos de Jackson Browne.

Há baladas de cunho folk ("Love is Love" e "Still Looking For Something") e canções com forte pitada pop ("Downhill From Everywhere" e "Until Justice Is Real"), e uma inusitada homenagem a uma cidade espanhola ("A Song For Barcelona"), com direito a arranjo inspirado na música flamenca.

O grande diferencial de Browne para outros músicos é o fato dele ser um ótimo storyteller (contador de histórias). Ele consegue transformar cenas simples do cotidiano em enredo de canções cativantes. Sem aquela preocupação de criar refrões fáceis ou outros tipos de concessões do meio musical.

Com "Downhill From Everywhere", ele nos desafia a sonhar mais alto. As músicas são, em última análise, retratos de pessoas, de lugares, de possibilidades - que apelam para nossa humanidade fundamental, para a alegria, dor, amor, tristeza, esperança e desejo que nos unem não apenas uns aos outros. Mas àqueles que vieram antes e as gerações que estão ainda por vir. Passado, presente e futuro se fundem nas letras de suas canções.

Com mixagem a cargo de Kevin Smith, o disco foi gravado no Groove Masters, na California. Em todas as faixas Jackson Browne segue com seu vocal suave, que transmite uma sensação de paz para o ouvinte. E nesses tempos conturbados em função dos conflitos registrados na seara internacional, discos como esse acabam sendo uma ótima alternativa para o ouvinte.

"Minutes to Downhill"

"A Human Touch"

"Still Looking For Something"


0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.