terça-feira, 28 de junho de 2022

.: Crítica "Kompromat" debate justiça falha e interesses entre países

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em junho de 2022 


Uma verdadeira caçada russa protagonizada por Gilles Lellouche. Essa é a tônica de "Kompromat", longa em cartaz no Cineflix, durante o Festival Varilux de Cinema Francês 2022. Já no início, provoca ao estampar o título na grafia dos russos enquanto que um homem é perseguido em uma mata. Na produção dirigida por Jérôme Salle, tudo começa quando Mathieu (Gilles Lellouche), diretor da Aliança Francesa, localizada na Sibéria retorna do trabalho para casa. Enquanto cuida da filhinha e a esposa segue para a ioga. Assim, no conforto de seu lar é detido com brutalidade.

Na mente dele é claro que tudo não passa de um engano. Nada fez! Todavia, o público também é informado de que Mathieu trouxe para a região um espetáculo com uma performance pra lá de desagradável ao responsável pela FSB (Serviço Federal de Segurança da Rússia, antiga KGB), que ainda o flagra dançando com a nora. Assim ele cai na mira dos russos e leva nos ombros a acusação falsa de propagar pornografia infantil e molestar a filha. 

Assustador?! Completamente, pois o diretor do longa coloca Mathieu na telona de modo que permite rápida identificação com o público, assim, colocar-se no lugar do protagonista é um pulo. Impossível deixar de torcer por ele ainda que a jornada seja cheia de reviravoltas indicadoras de um irremediável fim trágico. No entanto, não há como deixar de mencionar o poder feminino para melhorar o rumo de tudo, excelentemente representado pela atriz polonesa Joanna Kulig, que é Svetlana. Perfeita personagem-agente para a história de fuga clássica.

Como todo bom filme francês, o rumo da trama de "Kompromat" é cheio de reviravoltas que fortalecem a história, conectando sequências que se completam nas 2h07m de duração. O filme que também é roteirizado por Jérôme Salle e baseado em fatos reais, debate a justiça falha e a necessidade de estabelecer elos de interesses entre os países. O longa é de pura adrenalina. Tira o fôlego de quem está do outro lado assistindo a tudo e, claro, torcendo por Mathieu -que é colocado em dúvida por várias e várias vezes. Filmaço imperdível!

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Filme: "Kompromat " ("Kompromat ")

Duração: 2h07

Gênero: drama, suspense

Distribuidora: Mares Filmes

Diretor: Jérôme Salle

Roteiro: Caryl Ferey, Jérôme Salle

Elenco: Gilles Lellouche, Joanna Kulig, Michael Gor, Sasha Piltsin, Mikhail Safronov


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer













← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.