segunda-feira, 30 de maio de 2022

.: Mostra fotográfica traz reflexões sobre natureza e diversidade no Estúdio 41

Inédita, "Lugares" reúne peças de dois ensaios do fotógrafo Luiz Fernando Dantas. Com curadoria de Rosely Nakagawa a mostra estreia no próximo dia 31

Botânica e geometria se encontram para dar vida à obra do fotógrafo piauiense Luiz Fernando Dantas que, em busca de um novo olhar para a vida, encontrou na fotografia uma forma de transformar a paixão por árvores e pela natureza em arte.

Com um extenso acervo de imagens capturados ao longo de quase dez anos, ele decidiu juntar fragmentos diversos para criar árvores únicas, que refletem seu modo de enxergar o mundo à sua volta. O resultado pode ser conferido na exposição “Lugares”, que estreia dia 31 de maio, na galeria Estúdio 41, em São Paulo.  

Para esta mostra, a curadora Rosely Nakagawa selecionou, junto com Luiz, 14 peças que são um recorte de dois ensaios premiados do artista: "Híbridos" e "Isola". "Esta mostra reúne os ensaios que apresentam o processo de criação e a forma como o artista enxerga a natureza. De forma clara e estrutural, ele abstrai a paisagem criando novas formas. Com suas árvores fotografadas regular e continuamente, Luiz Fernando atua na delimitação de um lugar significante na construção do seu próprio espaço", elucida a curadora.

Grandiosas não só na ideia, as obras reúnem fragmentos que dão vida a peças que podem chegar a três metros de largura. Uma das favoritas do fotógrafo que estará em exposição no Estúdio 41 é a "Híbrido X", que reúne 22 recortes tanto de árvores completamente diferentes quanto da mesma espécie, em diferentes lugares e estações. Singulares, cada obra do fotógrafo tem apenas cinco tiragens e dois P.A.

A criação dessas imagens teve início a partir de passeios fotográficos que, segundo o artista, o colocavam em um estado prazeroso de solitude. A partir da observação das árvores ele passou a ser capaz de criar um novo universo a sua volta e esse "quebra-cabeça" foi a maneira que encontrou de representar esse mundo. "Eu construo, na realidade, imagens dessas árvores que são novas espécies, idealizo lugares onde tenho essa sensação de solidão prazerosa. De uma árvore única que, de repente, quando você compõe com outras no horizonte, você tem um universo maior e completamente novo", conta Luiz Fernando Dantas ao falar sobre processo criativo. 

A série "Híbridos" acabou por dar origem ao livro homônimo, que tem seu lançamento no dia da abertura da mostra. A publicação busca seguir a mesma dinâmica do autor em sua obra e reconstrói por meio de imagens e objetos a árvore em sua estrutura e matéria, transformando-se assim em um livro-objeto único.


Estúdio 41
Um espaço voltado à reflexão e discussão sobre o fazer artístico da fotografia. Esse é o mote do Estúdio 41, projeto que ocupa o conjunto 41 do prédio 1254 da Rua Pedroso Alvarenga, no Itaim Bibi, zona sul de São Paulo. Com direção artística do curador e escritor Diógenes Moura e comandado pela fotógrafa Dani Tranchesi e sua sócia Paula Rocha, o novo espaço cultural vai apresentar projetos de fotógrafos emergentes e consagrados em uma programação de exposições, exibição de filmes, lançamento de livros e conversas sobre a linguagem fotográfica.


Serviço:
Exposição "Lugares", de 
Luiz Fernando Dantas
Curadoria:
Rosely Nakagawa
De 31 de maio a 16 de julho de 2022
Endereço: Rua Pedroso Alvarenga, 1254, cj 41, Itaim Bibi
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 13h às 18h; sábados, das 11h às 13h.
Entrada franca, a partir de agendamento pelo Whatsapp: +55 11 99452-3308.


Lançamento do livro "Híbridos"
Data:
 terça-feira, dia 31 de maio de 2022
Horário: das 17h às 21h
Endereço: Rua Pedroso Alvarenga, 1254, cj 41, Itaim Bibi

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.