O confinamento, necessário para conter a Covid-19, afetou bilhões de pessoas que tiveram seu cotidiano radicalmente transformado de forma mais ou menos duradoura. O mundo parou diante a uma doença que fez centenas de milhares de vítimas. Desde o início dessa crise sem precedentes, a associação Cartooning for Peace, cuja rede de cartunistas se estende por 67 países de todo o globo, reuniu diversas charges e retratou a situação internacional no livro "Coloquem suas máscaras!: as muitas pandemias sob o olhar da charge".
Novidade na Editora Senac São Paulo, a obra apresenta uma pluralidade de crônicas visuais com diversas temáticas como saúde, economia, meio ambiente, sociopolítica e meios de comunicação. Como forma de expressão e um olhar crítico ao período, as charges retratam como diferentes culturas enfrentaram a pandemia - problemas e conflitos locais, questões globais e humanas, que em maior ou menor grau atingiram a todos.
Em parceira com a Anistia Internacional, foram selecionadas 120 charges, rastreando o aparecimento do vírus e revisitando os meses que atravessamos, antes de conseguirmos vislumbrar o mundo pós-Covid. Os direitos autorais da obra serão revertidos para a Cartooning for Peace, direcionados a cartunistas que têm suas vidas ameaçadas.
Valorizando a charge como meio de expressão, a Editora Senac São Paulo visa, por meio deste lançamento, ampliar o acesso às crônicas visuais de artistas do mundo todo, suscitando debate e reflexão sobre o momento que vivemos.
Sobre os autores: Viviane Mosé é capixaba e mora no Rio desde 1992. É psicóloga e psicanalista, com mais de vinte anos de experiência clínica, mestra e doutora em filosofia, pelo IFCS-UFRJ, e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas, pela UFES.
Tem 11 livros publicados entre poesia, filosofia e educação, e foi duas vezes indicada ao Prêmio Jabuti, pelos livros Stela do Patrocínio -- Reino dos bichos e dos animais é o meu nome e A escola e os desafios contemporâneos. Escreveu e apresentou o quadro Ser ou não ser no Fantástico, da TV Globo, em 2005 e 2006, no qual trazia temas de filosofia para uma linguagem cotidiana. Durante seis anos fez comentários diários na Rádio CBN, no quadro Liberdade de expressão. É sócia e diretora da Usina Pensamento.
Anistia Internacional é um movimento de mais de 7 milhões de pessoas que lutam todos os dias e por toda a parte para promover e fazer respeitar os direitos humanos estabelecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Trata-se de uma organização independente de governos, tendências políticas, interesses econômicos e crenças religiosas, que intervém no mundo inteiro a fim de prevenir e fazer cessar violações graves ao conjunto desses direitos.
Livro: Coloquem suas máscaras!: As muitas pandemias sob o olhar da charge
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.