domingo, 15 de maio de 2022

.: Grátis: Jean William e Luiza Possi em apresentação no Teatro Porto

Um dos principais nomes da música erudita contemporânea no Brasil faz apresentação gratuita no Teatro Porto no dia 26 de maio, às 20h. Ingressos serão distribuídos duas horas antes do show. Foto: Cristina Granato


Um dos atuais expoentes da música erudita brasileira, o tenor Jean William apresenta seu novo espetáculo solo "Grandes Temas", em São Paulo, dia 26 de maio de 2022, quinta-feira, às 20h, no Teatro Porto. O artista, conta com a participação especial de Luiza Possi

O espetáculo é idealizado pelo tenor com o objetivo de sensibilizar e democratizar o acesso à música clássica, com apresentações gratuitas e o olhar moderno e descontraído do artista no repertório, que revisita grandes temas populares e de orquestra, tais como Villa-Lobos, Schumann e Giacomo Puccini, de maneira contemporânea, aproximando o público, principalmente jovem, da música erudita. 

Treze instrumentistas acompanham Jean na apresentação em São Paulo. A direção é de Guilherme Leme Garcia, a direção musical de Lourenço Rebetez e a iluminação de Anna Turra. “Começamos a turnê em 2019, mas fomos interrompidos pela pandemia. É uma alegria estar de volta, principalmente em São Paulo, a cidade onde escolhi morar. ‘Grandes Temas’ quer aproximar o público da linguagem da música erudita, especificamente da música erudita cantada, que terá uma roupagem diferente e moderna. Elementos do teatro musical como iluminação, cenário e figurino ajudarão a compor essa ideia de espetáculo”, explica o artista, de 36 anos.

Jean William é um fenômeno da música clássica brasileira e já se apresentou em locais como o Lincoln Center, em Nova York; a Ópera de Monte Carlo, em Mônaco, com a presença do príncipe Albert II; além de ter cantado para o Papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude, em 2017, para um público estimado de 1 milhão de pessoas. Também dividiu o palco com artistas como Fafá de Belém, Sandy e Laura Pausini.

“A Luiza Possi é uma grande representante da atual música popular brasileira. Ela tem bom gosto musical, uma voz linda, além de ser uma pessoa maravilhosa. Estou com muitas expectativas para esse encontro e espero que seja uma parceria vindoura”, afirma Jean.

Na direção do show, Guilherme Leme Garcia, responsável por grandes sucessos de público e crítica como os musicais “Merlin e Arthur - Um Sonho de Liberdade”, com canções de Raul Seixas, e “Romeu e Julieta”, com hits de Marisa Monte, traz elementos do teatro musical para a cena, criando uma atmosfera ainda mais contemporânea, indo de encontro à proposta de um espetáculo moderno de música clássica.

“O foco do show é mostrar a diversidade artística do Jean, que navega belamente tanto no universo lírico quanto no contemporâneo. Apresentar as várias e diferentes camadas vocais que um cantor pode e deve utilizar de acordo com a música e interpretação escolhida”, explica o diretor.

“Grandes Temas por Jean William” é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Usina Santo Ângelo, Native e Grupo Moreno e realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Quem é Jean William e como ele se tornou um dos maiores nomes da música clássica brasileira.

A impressionante trajetória e carreira de Jean William - que em breve se tornará livro, pelas mãos do jornalista Elcio Padovez - é uma inspiração para todos que acreditam nos sonhos. Nascido em Sertãozinho e criado pelos avós em Barrinha, perto de Ribeirão Preto, Jean aprendeu violão e acordeão com o avô Joaquim, que era cortador de cana.

Aos oito anos, passou a cantar no coral da igreja. Se apaixonou pela música clássica aos dez anos ao ouvir músicas italianas na casa de vizinhos. Ao cantar “Con Te Partirò”, canção que se tornou mundialmente conhecida na voz de Andrea Bocelli, em um festival escolar, Jean encantou uma das ouvintes, Julia Guidi, que o comparou ao tenor Caruso.

O então aspirante a tenor mudou-se para Ribeirão Preto, para a casa de Julia, onde pôde ter melhores condições de estudo. Em sua trajetória, foram necessários muito estudo e muita dedicação: passou em Música na USP Ribeirão Preto e, posteriormente, transferiu-se para São Paulo, formando-se pela ECA-USP. 

Foi apresentado ao grande maestro João Carlos Martins, que se tornou seu orientador em 2009. O jovem, aos 23 anos, sonhava alto, mas não esperava que as realizações estivessem mais perto do que ele imaginava. A partir daí, apresentou-se como solista em palcos como a Sala São Paulo e o Avery Fisher Hall, no Lincoln Center de Nova York, recebendo elogios da crítica. Foi para Milão aprimorar seus estudos em música e teve aulas com importantes nomes do cenário lírico como Davide Rocca, Luciana Serra e Umberto Finazzi.

Com mais de dez anos de carreira, apresentou-se junto a importantes orquestras em palcos nacionais e em países como EUA, Itália, Portugal, Suíça, Canadá, Argentina, Índia e Emirados Árabes. Em 2013, cantou para o Papa Francisco e uma multidão estimada em mais de um milhão de peregrinos na Jornada Mundial da Juventude.

Mesmo tendo forte influência de óperas italianas, Jean passeia também pelo popular e o melhor exemplo disso é o disco “Dois Atos” (2014), cujo repertório contemplou obras eruditas e composições populares. O trabalho contou com a participação de nomes como Monica Salmaso, Nelson Ayres, André Mehmari e Fafá de Belém. Cantou também com grandes nomes como Laura Pausini, Simone, Jaques Morelenbaum, Sandy, Renato Braz e Fabiana Cozza.


Ficha técnica
"Grandes temas por Jean William"
Idealização e voz:
Jean William
Direção: Guilherme Leme Garcia
Direção musical: Lourenço Rebetez
Piano: José Antônio Almeida
Sopros: Samuel Pompeo
Flauta: Danilo Crispim
Violão: Marco Papa
Violinos 1: Lucas Farias e Carol Duarte
Violino 2: Cuca
Violas: Guilherme Bomfim e Igor Borges
Cello: Thais Duarte e Nathalia Sudario
Contrabaixo: Alex Dias
Percussão: Rogério Alves
Iluminação: Anna Turra
Produção: S Rezende e AT Cultural


Serviço:
"Grandes Temas por Jean William"
Data:
26 de maio de 2022
Horário: 20h
Local: Teatro Porto
Endereço: Alameda Barão de Piracicaba, 740 - Campos Elíseos – São Paulo
Capacidade: 508 lugares.
Duração: 90 minutos
Ingressos: retirada na bilheteria do teatro 2h antes da apresentação
Livre. Grátis. É obrigatória a apresentação da carteira de vacinação, com pelo menos duas doses do esquema vacinal, para acessar o teatro.
Informações: (11) 3366-8700


Teatro Porto
Alameda Barão de Piracicaba, 740 - Campos Elíseos
Capacidade:  508 lugares
Acessibilidade
Bilheteria: somente no dia da sessão 2h antes da apresentação
Telefone: (11) 3366-8700
Estacionamento próprio - Estapar:  R$ 20


0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.