quarta-feira, 4 de maio de 2022

.: Crítica: "Miss Violence" é filme sobre verdade que revolta

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em maio de 2022


"Miss Violence" é o autêntico filme que choca ao retratar uma história de ficção com potencial alto para ser verdadeira. Com direção de Alexandros Avranas, o longa grego começa numa festa para a jovem Angeliki (Chloe Bolota) que está completando 11 anos. Mesmo sendo a festinha em casa e em família, a celebração tem direito a música, dança e, claro, a um bolo com "Parabéns". 

Assim são apresentados os personagens que iremos acompanhar em 1h 38m. Menos a dona da festa, que nos primeiros minutos, vai até a mureta de uma sacada, senta-se, olha diretamente para a câmera, sorri e se joga dali. Eis o pontapé inicial desse drama com pitadas de suspense que esbanja provocações a todo momento, despertando revolta. 


Em contrapartida, a família alega ter sido um acidente para escapar de agentes do serviço social que desconfiam de algo estranho naquela família. No entanto, tal qual a realidade, nada identificam, afinal o pai e avô mostra-se um homem correto, mesmo sendo incapaz de trabalhar. Ainda mais que há outra fonte de renda melhor para ele.

Conforme a história da família feliz vai caindo por terra, as personagens que são vítimas -embora comportem-se de modo robotizado-, ainda sem pronunciarem qualquer palavra, estabelecem uma comunicação direta com quem está do outro lado da tela. E quando o verdadeiro sentido de "Miss Violence" é esclarecido, o desejo de vingança passa a ser também de quem assiste do outro lado da tela.

Por meio da metalinguagem, as filhas sempre deixam um pedido de socorro com os olhos para quem assiste a tudo de modo passivo. Embora esbocem algum sorriso sempre ao fim, fica a ideia de que em algum momento alguém será capaz de dar fim a crueldade daquelas vidas. E o desfecho da história que poderia muito acontecer ao seu lado ou na esquina de casa? É de lavar a alma com gostinho de sorvete!


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm



Filme: Miss Violence

Diretor: Alexandros Avranas

Gênero: Drama

Duração: 1h 38m

Idioma: grego

Data de lançamento: 7 de novembro de 2013 (Grécia)

Lançamento: 1º de Setembro de 2013 (Festival de Veneza)

Elenco: Constantinos Athanasiades (Filippos), Eleni Roussinou (Eleni), Chloe Bolota (Angeliki), Sissy Toumasi (Myrto), Themis Panou (Father), Reni Pittaki (Mother), Kalliopi Zontanou (Alkmini)

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.