sábado, 28 de maio de 2022

.: 4x1: "Stranger Things" recomeça épico com "The Hellfire Club"

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em maio de 2022


Em "The Hellfire Club", primeiro episódio da quarta temporada do seriado "Stranger Things", da Netflix, volta em 8 de setembro de 1979 para contextualizar melhor a situação final em que os personagens foram deixados na terceira temporada. Para tanto, Brenner (Matthew Modine), o criador de Eleven (Millie Bobby Brown) sai de casa para um dia de trabalho no Laboratório Nacional de Hawkins que esbarra num verdadeiro estrago causado pelo experimento de número onze. 

Sim! É nessa tônica que a nova temporada segue com mortes escabrosas e muito mais sortuna, tendo, de quebra, o vilão mor de botar medo além da telinha: Vecna. Calminha! "Stranger Things" mantém toda a alegria da década de 80. Basta observar as cenas solares e a trilha sonora sempre para cima. Contudo, quando é para embarcar no lado sombrio e de pura ficção científica, a produção dos irmãos Duffer faz cair o queixo e garante bons sustos.

Nesse episódio, fica clara a separação do grupinho que enfrenta aventuras sobrenaturais. Não somente por Joyce Byers (Winona Ryder) ter saído de Hawkins com Jonathan (Charlie Heaton), Will (Noah Schnapp) e Eleven. Embora Lucas (Caleb McLaughlin) ainda pertença ao grupo de RPG D&D, que dá o título do episódio "The Hellfire Club", ao lado de Mike (Finn Wolfhard) e Dustin (Gaten Matarazzo), o jovem está no time de basquete da escola com o objetivo de ser popular.

Assim, a líder de torcida Chrissy (Grace Van Dien) é introduzida e com ela, entra, efetivamente na trama, Vecna. E como não se assombrar com a primeira abordagem do ser maligno?! A visão de tão medonha faz a moça, super popular, procurar o nerd, responsável pelo grupo de RPG e, também, traficante de drogas: Eddie Munson (Joseph Quinn). Assim, tudo vai se entrelaçando, o que, inclusive, garante um desfecho de deixar qualquer um boquiaberto. 

Na Califórnia, Eleven e Will frequentam a escola. Enquanto ela lê a carta que escreve para Mike, tudo o que surge na tela é um completo contraste. Da boca da experiência de Brenner tudo está igual a música de fundo "California Dreamin´´", mas o pesadelo escolar de Jane é exposto cena após cena. Definitivamente, é de partir o coração e, por vezes, dá vontade de avançar até a tela e acertar a cara da nojenta Angela (Elodie Grace Orkin). A mocinha má promete ser um Steve de saias, caso sobreviva aos ataques de Vecna.

Na escola de Hawkins, Max (Sadie Sink) preenche o perfil daquele amigo que está até por perto, mas vive afastado, ainda mais que terminou o namoro com Lucas. E não há como deixar de mencionar a atuação da ruivinha quando é interpelada pela conselheira escolar, o que inclui pernas balançando descontroladamente, olhares fugindo. Sim! Segundo Max "as pessoas mudam". 

Por outro lado, pessoas também voltam. Joyce Byers que o diga. A mãe de Will e Jonathan, que agora trabalha em casa como vendedora, recebe uma grande caixa com uma bonequinha de porcelana pelos Correios, vinda da Rússia. Assustada, mas curiosa, recorre a Murray (Brett Gelman) para desvendar tal mistério. Alívio cômico com os dois em cena, ainda que toda a conversa aconteça via telefone. 

Entre as surpresas de retorno, está Erica Sinclair (Priah Ferguson), a irmãzinha de Lucas. Personagem que sempre faz aparições marcantes, desta vez não é diferente. Em "The Hellfire Club", ela simplesmente assume o posto de heróína com a bandeira dos Estados Unidos como capa e cara de marrenta e ganha mais importância na trama.

A amizade de Steve (Joe Keery) e Robin (Maya Hawke) segue firme e forte, a ponto de eles conversarem intimidades como o gosto de ambos por peitos. Eles ainda trabalham juntos, mas, agora, numa locadora de filmes. Coisa tão antiga, né?! Mas é lindo de se ver na série. Já Nancy (Natalia Dyer) e Jonathan seguem com o namoro a distância, os dois se amam, mas não a ponto de um visitar o outro. Enquanto que ela se empenha numa redação de jornal -montando o boneco de um jornal para a próxima edição-, Jonathan tem uma vida louca com o amigo Argyle (Eduardo Franco) enquanto espera pela carta de admissão da faculdade.

Enfim, a longa espera pela quarta temporada de "Stranger Things" foi muito bem recompensada já no primeiro episódio que resgata inclusive a essência da primeira temporada, quando os personagens jogavam RPG e "coisas estranhas" aconteciam na vida deles. Bora conferir "A Maldição de Vecna"!


*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Seriado: Stranger Things

Temporada 4

Episódio 1: The Hellfire Club

Elenco: Winona Ryder, Finn Wolfhard, Millie Bobby Brown, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin, Noah Schnapp, Sadie Sink, Natalia Dyer, Charlie Heaton, Joe Keery, Matthew Modine

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.