“Meus Cabelos de Baobá” será apresentado na próxima quarta-feira, dia 20, com público presencial no Teatro do Sesc Santos. O espetáculo de Fernanda Dias com as participações de Ana Paula Black e Beá e direção de Vilma Melo faz curta temporada. Espetáculo valoriza a identidade negra feminina, abordando temas que se conectam a ancestralidade e a força de se reinventar. Foto: Valmyr Ferreira
O espetáculo "Meus Cabelos de Baobá" será realizado na quarta-feira, dia 20 de abril, às 20h, no teatro do Sesc Santos. Indicação a partir dos 14 anos. Os ingressos custam de R$ 15 (credencial plena) a R$ 30 (inteira) e estão disponíveis on-line em sescsp.org.br a partir das 14h do dia 19 de abril. Presencialmente, na quarta, dia 20 de abril, às 17h, nas bilheterias do Sesc SP.
O objetivo deste espetáculo é além de trazer para a cena teatral uma estética que atravessa a diáspora negra, como essa diáspora, influencia a capacidade das mulheres se reinventarem através dos tempos e como essas estéticas podem ser reveladoras a ponto de fazer com o que o não dito venha à tona. Deste modo, a narrativa apresentada traz ao espectador a possibilidade de perceber o que está por trás do que vê.
O espetáculo “Meus Cabelos de Baobá” tem dramaturgia e atuação de Fernanda Dias e direção de Vilma Melo. A montagem costura sua narrativa aos argumentos de Simone Ricco, textos da escritora Conceição Evaristo e dança da bailarina senegalesa Germaine Acogny.
A peça se desenvolve em torno de diálogos da Rainha Dandaluanda com a árvore milenar de origem africana, o Baobá. A árvore ensina a rainha os valores africanos e desperta sua autoestima: primeiro, como menina; em seguida, como mulher e, finalmente, como rainha, consciente de sua beleza singular, de sua força ancestral e identidade negra.
"Podemos notar que no cenário cultural brasileiro, os padrões e valores eurocêntricos dominam a cena. A carência de uma estética negra, neste campo, ainda é uma ação recorrente. Trata-se de um conjunto de engrenagens que silencia de modo subliminar as mulheres, principalmente as mulheres negras", ressalta Fernanda Dias.
O objetivo deste espetáculo é além de trazer para a cena teatral uma estética que atravessa a diáspora negra, como essa diáspora, influencia a capacidade das mulheres de se reinventarem ao longo dos tempos, e como essas estéticas podem ser reveladoras a ponto de fazer com o que o não dito venha à tona.
Fernanda Dias é atriz, artista e pesquisadora das danças de matrizes africanas, especializada em Preparação Corporal para as Artes Cênicas pela Faculdade de Dança Angel Viana (FAV). Atualmente é Doutoranda em Artes pela UERJ, onde debruça-se nas estéticas corporais negras para a cena através do Laboratório de Dança Raízes do Movimento.
Vilma Melo é formada em Artes Cênicas (UNIRIO), com mais de vinte anos de carreira e nesse período, trabalhou com artistas renomados da cena carioca em diversos espetáculos teatrais, novelas, curtas e longas metragens. Em 2017, sua atuação no espetáculo “Chica da Silva”, com direção de Gilberto Grawrosnky, lhe rendeu o prêmio Shell de Melhor Atriz.
Ficha técnica
Espetáculo: “Meus Cabelos de Baobá”
Direção: Vilma Melo
Argumento: Simone Ricco
Texto: Fernanda Dias
Elenco: Fernanda Dias, Ana Paula Black e Beá
Stand-in: Tati Silva e Rosa Nogueira
Figurino: Clívea Choen
Desenho de luz: Binho Schaefer (in memória)
Operador de luz: Victor Tavares
Direção musical e percussão: Beá
Coreografias: Fernanda Dias e Charles Nelson
Músicas originais: Jhon Conceição e Beá
Concepção de cenário e projeto gráfico: Cachalote Mattos
Idealização: Fernanda Dias
Produção executiva: Claudia Bueno
Serviço
Espetáculo: “Meus Cabelos de Baobá”
Quarta-feira, dia 20 de abril, às 20h, no teatro do Sesc Santos
Sesc Santos
Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida - Santos/SP
(13) 3278-9800
sescsp.org.br/santos
Orientação para acesso à unidade:
Para ingressar nas unidades do Sesc SP é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:
- Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.
- As crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando UMA dose (conforme calendário do município).
- Recomendável o uso de máscara.
Bilheteria Sesc Santos - Funcionamento
Terça a sexta, das 9h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30
Venda de ingressos até 1 hora antes do espetáculo.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.