segunda-feira, 4 de abril de 2022

.: Crítica: "O Projeto Adam" é entretenimento com força na família


Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em abril de 2022


"O Projeto Adam" promete o encontro de um "eu" do passado com o "eu" do futuro, mas convida a refletir sobre atitudes e suas consequências e a importância da família. O longa de ficção científica, com efeitos especiais, leva o público a embarcar em naves para outra dimensão, até que uma viagem no tempo -por sequenciamento de buraco de minhoca- acontece e serve com primor um tocante drama familiar. 

Do espaço, a trama segue para uma escola, quando Adam (Walker Scobell) apanha, vai para a diretoria e é suspenso. Ellie (Jennifer Garner), a mãe, desabafa no carro, por ter que sair para socorrê-lo em horário de trabalho, quando dá um spoiler do que irá acontecer no longa: "O futuro vai chegar, mais cedo do que pensa". Exato! Nos próximos minutos, em cenas que remetem ao clássico E.T., Adam, de 12 anos, conhece seu "eu" adulto interpretado por Ryan Reynolds. Todavia, "O Projeto Adam" não é sobre multiversos -algo tão corriqueiro na atualidade nos filmes de heróis.

O longa não tem qualquer conexão com "De Volta Para o Futuro" e muito menos com a série "Dark", mas dialoga muito bem com essas produções -ao menos na essência. Contudo, a maior força de "O Projeto Adam" está no elenco, seja por promover o reencontro de Jennifer Garner e Mark Ruffalo, também casal no clássico e inesquecível "De Repete 30" e também dos atores que defendem personagens Marvel que amamos: Ryan Reynolds (Deadpool) e Zoë Saldaña (Gamora).

Em meio as referências a filmes como, "De Volta para o Futuro" e "Star Wars", a parte da história que trata da ficção científica é quase mais do mesmo, ainda que venha com o papo de Adam ter que voltar ao "tempo fixo". Entretanto, o drama familiar ganha força a ponto de ser parte importante da estrutura do longa com direção de Shawn Levy. Emocionante, principalmente por voltar no tempo e trazer personagens que somos alertados ao longo da trama estarem falecidos. 

Enquanto o filme costura a história do futuro para o pequeno Adam, a personagem Maya Sorian (Catherine Keener, de "Corra!" e "Um Crime Americano") entra para dar o tom da vilania. Vale ressaltar a atuação do jovem Walker Scobell que faz trejeitos similares aos de Ryan Reynolds. 

O filme produzido por David Ellison, Dana Goldberg, Don Granger, Shawn Levy e Ryan Reynolds é bastante clichê, do tipo "Sessão da Tarde" para jovens, de história requentada. Vale pelo entretenimento puro e simples, pois "O Projeto Adam" não tem potencial para ser o filme que vai marcar sua vida a ponto de ser revisto por vezes. De qualquer forma, não deixa de ser interessante ver juntos "Hulk", "Elektra", "Deadpool" e "Gamora"!

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


Filme: O Projeto Adam (The Project Adam)

Gênero: Ficção científica/Drama

Diretor: Shawn Levy

Produção: David Ellison; Dana Goldberg; Don Granger; Shawn Levy; Ryan Reynolds

Ano: 2022 

Duração: 1h 46m

Elenco: Ryan Reynolds, Jennifer Garner, Zoë Saldaña, Mark Ruffalo, Catherine Keener, Alex Mallari Jr., Walker Scobell.


Trailer





← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.