domingo, 20 de março de 2022

.: Roberto Cordovani apresenta duas peças teatrais simultaneamente


"Amar, Verbo Intransitivo", de Mário de Andrade, ganha versão do ator, que também apresenta, em curta temporada, "Isadora Duncan, a Revolução na Dança". Fotos de cena de Thiago Rizzo ("Amar") e William Dias ( respectivamente)


A Biblioteca Mário de Andrade prossegue em suas homenagens aos Cem Anos da Semana de Arte Moderna de 1922 - o “22 + 100” - recuperando um espetáculo histórico, criado pelo ator e diretor brasileiro radicado na Europa Roberto Cordovani. Esta versão teatral de "Amar, Verbo Intransitivo", baseada no romance homônimo de Mário de Andrade publicado em 1927, estreou em São Paulo em 1982, e assim é um dos mais longevos espetáculos da cena brasileira que fez diversas temporadas aqui e na Europa, com críticas positivas e sucesso de público.

"Amar, Verbo Intransitivo" conta a iniciação amorosa do adolescente Carlos, da burguesia paulistana de novos-ricos, apresentada como burguesia industrial urbana, tipicamente brasileira. Para essa iniciação, com a qual a família Souza Costa pretende evitar frequência de seu caçula Carlos aos prostíbulos da cidade, o pai do jovem contrata uma professora de alemão, a Fräulein Elza interpretada por Cordovani.

Quando o espetáculo estreou, no Studio São Pedro (Theatro São Pedro), em São Paulo, o maior nome da crítica teatral paulista durante décadas, o crítico Sábato Magaldi (1927-2016) registrou o seguinte: “Roberto Cordovani faz uma impressionante criação da governanta alemã. Assume totalmente a identidade feminina, cria uma prosódia perfeita e constrói uma figura de irrepreensível dignidade” (Jornal da Tarde, 12 dez. 1982).   

Embalado pela dança libertária da bailarina americana Isadora Duncan (1877-1927), o ator, diretor e autor Roberto Cordovani repassa acontecimentos da vida da bailarina símbolo da dança moderna. Em Isadora Duncan - A Revolução na Dança", Cordovani revive dramas da vida de Duncan, como a morte de seus filhos, sua angústia e seu fim trágico - ela se enforcou com a própria echarpe, que se enroscou na roda do carro em que estava.

Ao som de Chopin e Beethoven o ator dança coreografias baseadas em desenhos do escultor Auguste Rodin, que retratou Duncan. Cordovani está descalço e vestido com uma túnica, feita na Maison Chanel. "Meu interesse é mostrar essa personagem dramática que foi a Isadora, uma mulher completamente desiludida que tentava renascer a cada perda", diz Cordovani, que já encenou a peça mais de 800 vezes desde a sua estreia, em 1989.


Roberto Cordovani
Ator, autor, diretor e produtor paulista, começou a atuar com 15 anos de idade. Com mais de 45 espetáculos teatrais na carreira - "Amar, Verbo Intransitivo", "A Dama das Camélias", "O Retrato de Dorian Gray"Isadora Duncan - A Revolução na Dança", "Orlando", "Eva Péron, o Espetáculo", e "Olhares de Perfil - O Mito Greta Garbo", entre outros - recebeu prêmios de melhor ator em Londres, Madri e Santiago de Compostela (Espanha).

Em 2016 integrou o elenco do musical "A Paixão Segundo Nelson - Uma Farsa Musical Brasileira", de Zeca Baleiro, e no ano seguinte foi convidado para integrar a novela "Novo Mundo" (TV Globo), no papel do vilão Sebastião Quirino. Em 2021 foi lançado o livro "Infinitas Faces - A Construção do Ator", de Thelma Bertozzi, sobre o método interpretativo do ator.

A temporada teatral da Mário acontece todas as segundas-feiras, sempre às 19h, no auditório Rubens Borba de Moraes, mudando de cartaz a cada mês. Os ingressos grátis devem ser retirados antecipadamente pelo Sympla da Biblioteca ou uma hora antes de cada espetáculo, na recepção da rua da Consolação, 94 (um ingresso por pessoa).


Na imagem, cena do espetáculo "Isadora Duncan, a Revolução na Dança". Foto: William Dias ( respectivamente)

Ficha técnica
"Amar, Verbo Intransitivo"
Do original de Mário de Andrade
Adaptação teatral:
Roberto Cordovani
Elenco: Roberto Cordovani (Fräulein Elza), Victor Rodrigues (discípulo Carlos) e Gab Romúti (Sr. Souza Costa.
Figurinos: Acervo Cia. Internacional de Teatro de Repertório Arte Livre
Trilha sonora e iluminação: Roberto Cordovani
Operador de som e luz: Thiago Rizzo


Teatro West Plaza - Shopping West Plaza
Avenida Antártica, 408, Água Branca. Piso 3 - Bloco B/
Outras informações: (11) 2649-1688
Sala Laura Cardoso
Capacidade: 120 lugares
Sextas-feiras, às 21h

Serviço
Dias 21 e 28 de março (segundas-feiras)
Horário: 19h
100 pessoas por sessão
Grátis

Auditório Rubens Borba de Moraes - Biblioteca Mário de Andrade
Endereço:
rua da Consolação, 94 - República, São Paulo - SP
Ingressos gratuitos disponíveis através do Sympla “Biblioteca Mário de Andrade” ou a partir de 60 minutos antes de cada apresentação, na recepção da Biblioteca (um ingresso por pessoa).
Recomendado para maiores de 12 anos


Ficha técnica
"Isadora Duncan, a Revolução na Dança"
Elenco: Roberto Cordovani (Isadora Duncan)
Som e luz: Victor Rodrigues
Assessoria de imprensa: Adriana Monteiro (Ofício das Letras)
Direção digital: Everton Carvalho

Teatro West Plaza - Shopping West Plaza
Avenida Antártica, 408, Água Branca. Piso 3 - Bloco B/
Outras informações: (11) 2649-1688
Sala Laura Cardoso
Capacidade: 120 lugares
Sábados, às 19h
Ingressos: R$ 80 (inteira), R$ 40 (meia)
Duração: 70 minutos
Classificação: 14 anos

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.