Com direção Rodrigo Portella, a atriz Maitê Proença estreia versão presencial do espetáculo "O Pior de Mim". A peça, cuja versão digital foi destacada entre as melhores de 2020 pelo jornal O Globo e pelo portal Observatório do Teatro, e indicada ao Prêmio Arcanjo de Cultura, foi reconcebida para os palcos físicos. Maitê Proença também lançará, em abril, o livro “O Pior de Mim” (Ed. Agir), coletânea dos registros que deram origem ao texto da peça.
A peça estria na sexta-feira, dia 25 de março, às 20h, no Teatro Prudential - Sala Adolpho Bloch, no Rio de Janeiro. Autoprovocada por este mote, a atriz e escritora Maitê Proença estreou em 2020 um experimento digital que se tornou um dos maiores sucessos do ano, e que agora chega aos palcos presenciais no Rio de Janeiro: a peça de “O Pior de Mim”, com texto de sua autoria e direção de Rodrigo Portella (“Tom na Fazenda” e “As Crianças”). Depois de três temporadas on-line e uma breve turnê presencial, o solo finalmente estreia sua primeira temporada nos palcos cariocas, no Teatro Prudential.
A peça parte de histórias pessoais para falar de todas as histórias, na medida em que todos desenvolvemos, em maior ou menor grau, bloqueios variados para nos proteger de dores do passado, “levantando muros (sem ver) onde gostaríamos de ter construído pontes”, explica Maitê. “Meus dramas familiares não têm nenhuma importância. A peça é sobre todos nós e o que fazemos com o enredo que nos foi dado. Refiro-me à minha própria história porque é a única que tenho, e ela me dá autoridade pra tratar dos assuntos que abordo na peça”, completa a atriz e autora.
Em cena, Maitê revisita histórias impactantes de sua vida. Numa interlocução direta com a plateia, a atriz reflete sobre como sua conturbada história familiar repercutiu na vida profissional, os eventuais bloqueios desenvolvidos e tudo que precisou fazer para se libertar. Ela fala ainda da mulher de 60 anos no Brasil, de machismo, misoginia, dos preconceitos enfrentados.
Os registros de Maitê Proença também foram base para a preparação de um livro, que será lançado em abril pela editora Agir. Homônima à peça, a obra escrita exigiu que a atriz voltasse a seus arquivos, recuperasse outros trechos e descortinasse novas reflexões e confidências. Fruto do espanto diante do mundo, “O Pior de Mim” parte da crença de que, como afirma a autora, “nossas histórias pessoais são distintas, mas a forma que reagimos quando fragilizados é muito semelhante”.
A edição do livro, em formato vira-vira, trará também o texto de “Uma Vida Inventada”, romance com elementos autobiográficos que a artista publicou em 2008 e que acompanha duas meninas em uma jornada de descobertas. Segundo Maitê Proença, a narradora do “O Pior de Mim” é, na verdade, uma extensão amadurecida de uma das personagens de “Uma Vida Inventada”. Por isso surgiu a ideia de unir os dois no mesmo volume.
Ficha técnica
Espetáculo: "O Pior de Mim"
Texto e atuação: Maitê Proença
Direção e concepção cênica: Rodrigo Portella
Assistente de direção: Ritcheli Santana
Direção musical: Marcello H.
Produção executiva: Bárbara Montes Claros
Direção de produção: Celso Lemos
Realização: Realejo Produções Artísticas
Assessoria de imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany
Serviço
Espetáculo: "O Pior de Mim"
Estreia: sexta-feira, dia 25 de março, às 20h
Teatro Prudential - Sala Adolpho Bloch
Rua do Russel, 804 (Edifício Manchete), Gloria - Rio de Janeiro
Sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 19h. Ingressos: R$ 80 e R$ 40 (meia) / Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/71562/d/126643 / ou na bilheteria do teatro (terça-feira a sábado, das 12h às 20h; domingos e feriados, das 12h às 19h). Gênero: confessional. Duração: 60 minutos / Capacidade: 359 espectadores / Classificação indicativa: livre / Curta temporada: até 17 de abril. E estarão disponíveis para esta temporada 100 ingressos gratuitos do projeto Eu Faço Cultura para beneficiários de programas sociais do governo. Informações pelo site: www.eufacocultura.com.br
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.