quarta-feira, 2 de março de 2022

.: Crítica: "Batman" é filmaço sem lutas nitidamente coreografadas

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em março de 2022


"Batman", protagonizado por Robert Pattinson, com direção de Matt Reeves é uma tremenda surpresa. O novo filme do morcegão, apresenta um herói mais comedido numa história longa de quase 3h de duração que simplesmente vai acontecendo na telona. Em cartaz na Rede de Cinemas Cineflix, "Batman" (The Batman) contextualiza o enredo que conhecemos muito bem, mas foge o tempo todo da trama apelativa de heróis que logo começa com pancadaria ou explosões. Vale destacar também a cena pós-crédito, uma brincadeira debochada, para a Marvel e seus fãs.

O novo longa do vigilante de Gotham City é de Pattinson que deixa espaço para que Zoë Kravitz faça seu show como Selina, a Mulher-Gato. Não há o que discutir, ambos entregam muito bem seus personagens. Ele em nada se assemelha ao Edward de "Crepúsculo" ou o jovem Cedrico da saga "Harry Potter", e Zoë Kravitz também é muito diferente da marcante Bonnie de "Big Little Lies". 

E qual é o resultado desse encontro de talentos? Uma química gigante entre os dois. Assim, é fácil enraivecer quando o Homem-Morcego "promete" um beijo e não cumpre, mas aprovamos uma Mulher-Gato cheia de atitude -e beijoqueira. Juntos, formam uma dupla incrível na telona. Lindo de se ver o laço de companheirismo entre eles sendo criado pelas consequências, além de não protagonizarem lutas descaradamente coreografadas.

A verdade é que o novo "Batman" tem os traços conhecidos de Bruce Wayne que são a riqueza absurda, usada para o bem de Gotham City e seus habitantes, mas ele também tem um toque emo. Cabelos lisinhos, olhos escurecidos e a fala comedida como uma pessoa bastante depressiva. Para melhorar essa marca, ao lado dele temos o incrível Andy Serkis ("O Senhor dos Aneis" e "King Kong") que interpreta o mordomo Alfred Pennyworth. Além de ser um verdadeiro amigo do herói, ainda tem participação importante na solução das charadas do vilão da trama. 

É o Charada (Paul Dano) quem movimenta totalmente a história criando armadilhas estilo "Jogos Mortais" para os corruptos de Gotham, marcando o peso que a cidade sofre diante de tanta corrupção. De fato, esse vilão é tão demoníaco quanto o Duende Verde de "Homem-Aranha". Sendo que o embate dos herói e do vilão provocativo é bastante eletrizante, mas não tanto quanto com o Pinguim (Colin Farrell). Esse outro vilão é somente um ricaço do mal que rende uma cena de perseguição pra lá de cinematográfica -com explosão e jogos de câmeras sensacionais.

"Batman" é pautado na justiça, o que justifica a mensagem do cartaz "desmascare a verdade", uma clara charada a respeito do protagonista que desempenha o duplo papel de detetive de Gotham City, dando vida ao alter ego. De um lado o morcegão justiceiro e do outro o bilionário solitário Bruce Wayne. No entanto, com o herói, está a Mulher-Gato e Jim Gordon (Jeffrey Wright, o Vigia da série "What If...", da Marvel). 

Não há como ficar indiferente à cena de resgate no início da inundação de Gotham. Batman estende a mão para as vítimas, o que remete à animação "Alladin", faltando só perguntar "você confia em mim?". Contudo, ainda fica outra má impressão que se assemelha a filmes de terror em as pessoas, perto da morte, agem de modo totalmente indiferente e errado. Apesar disso, "Batman" é um filmaço!


Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm

Filme: The Batman

Data de lançamento: 3 de março de 2022 (Brasil)

Diretor: Matt Reeves

Orçamento: US$ 150 milhões

Roteiro: Matt Reeves; Mattson Tomlin

Companhia(s) produtora(s): DC Entertainment

Baseado em: Batman; da DC Comics

Elenco: Robert Pattinson, Jeffrey Wright, Zoë Kravitz, Paul Dano, Andy Serkis, Colin Farrell, John Turturro.


0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.