A obra resultante é notável: mais de duas dúzias de romances, centenas de narrativas curtas, relatos de viagens e poemas, que a levaram, inclusive, a ser cotada ao Nobel de Literatura em mais de uma ocasião – foi a primeira mulher a vencer o Prêmio Pulitzer, em 1921. Deste vasto universo, a editora Unesp traz a lume "A Velha Nova York", obra que congrega quatro novelas da autora e integra a Coleção Clássicos da Literatura Unesp.A produção de Edith Wharton se notabilizou por duas características principais. A primeira: a capacidade de desenvolver personagens femininas atípicas, que não se eximem de marcar posição, desconstruindo convenções sociais. A segunda: o interesse, sempre renovado a cada obra, em decifrar os mecanismos que faziam girar a roda da alta sociedade norte-americana, em particular a nova-iorquina, na transição entre os séculos XIX e XX.
Com o passar do tempo, “A Solteirona” tornou-se entre os leitores a mais popular de suas histórias, muito em decorrência da forma como a autora elabora seu drama a partir de uma trindade feminina. A personagem-título é uma mãe solteira, Charlotte, que se vê forçada pelas circunstâncias a renunciar sua filha, Tina, adotada pela amiga Delia. As três conduzem suas vidas em águas aparentemente calmas, até que, com a chegada do casamento da garota, as duas mães - biológica e adotiva - precisarão acertar suas contas.
Outra personagem feminina protagoniza “Dia de Ano-Novo”, Lizzie Hazeldean. Mulher casada, na noite de réveillon, na evacuação de um hotel que pegou fogo na Fifth Avenue, é vista em meio aos atordoados hóspedes em companhia do bem-apessoado Henry Prest - o que é suficiente para desencadear as mais indiscretas maledicências.
O volume é completado por “Falso Amanhecer”, que acompanha um conflito entre pai e filho, e “A Faísca”, sobre o relacionamento, não muito convencional, do casal formado pelos personagens Hayley Delane e Leila Gracy.
Edith Wharton teve suas virtudes literárias reconhecidas em vida. Gênios das letras norte-americanas contemporâneos dela, como Ernest Hemingway, Scott Fitzgerald e, em particular, Henry James, não se cansaram de manifestar apreço pelo trabalho da autora. Ela foi o baluarte de um realismo na literatura de língua inglesa que sepultava a tradição de um romantismo de tintas mais açucaradas, de renomadas escritoras como Jane Austen e as irmãs Brontë.
E o realismo de Wharton não foi meramente literário; nascida em família abastada, manteve-se, no entanto, com pés bem fincados na realidade mais dura, sempre com um olhar lúcido e atento às mazelas e disputas sociais. Você pode comprar "A Velha Nova York", de Edith Wharton, neste link.
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