A trajetória das pensadoras que, além do preconceito, enfrentaram as maiores questões de seu tempo.
A década de 1933 a 1943 marcou um dos capítulos mais tenebrosos da humanidade. Em meio ao horror da ascensão do nazismo e da carnificina da Segunda Guerra, quatro mulheres - Simone de Beauvoir, Simone Weil, Ayn Rand e Hannah Arendt - libertaram-se dos grilhões do gênero e provaram que a emancipação do pensamento podia ocorrer mesmo em meio a situações extremas.
Com grande habilidade narrativa e um equilíbrio magistral entre a apresentação biográfica e a análise acurada de ideias, Wolfram Eilenberger oferece no livro "As Visionárias: Quatro Mulheres e a Salvação da Filosofia em Tempos Sombrios", lançado pela editora Todavia, a história de quatro vidas hoje legendárias que, em meio à convulsão, mudaram nossa forma de entender o mundo e lançaram as bases para uma sociedade muito mais livre. Seus reflexos chegam até os nossos dias em temas como gênero, identidade, religião, liberdade, sexo e autonomia.
As pensadoras estavam na casa dos trinta anos no período coberto pelo livro e ainda não tinham alcançado a fama que teriam nas décadas posteriores. E, na verdade, quase todas tiveram problemas para editar suas obras. Mesmo quando suas experiências de vida diferem marcadamente, elas têm ainda um denominador comum: eram mulheres cuja inteligência lhes permitiu romper os moldes da época.
As aventuras dessas quatro visionárias as levaram da Leningrado de Stálin à Hollywood da era dos grandes estúdios; da Berlim das batalhas campais entre nazistas e comunistas à Paris ocupada por Hitler; das brutalizantes fábricas europeias a Nova Iorque, que recebia, generosa, os refugiados do Velho Mundo. Mas, sobretudo, é a jornada do pensamento delas que daria origem às ideias revolucionárias sem as quais o nosso presente e o nosso futuro não seriam os mesmos. Você pode comprar o link "As Visionárias: Quatro Mulheres e a Salvação da Filosofia em Tempos Sombrios", de Wolfram Eilenberger, neste link.
O autor
Nascido na Alemanha em 1972, Wolfram Eilenberger é jornalista, escritor e filósofo. Com "Tempo de Mágicos" (Todavia), tornou-se um dos mais populares intelectuais da Europa.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.