sábado, 1 de janeiro de 2022

.: Porque é necessário começar o ano com o livro "Admirável Mundo Novo"


Um clássico moderno, o romance distópico "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley é incontornável para quem procura um dos exemplos mais marcantes da tematização de estados autoritários, ao lado de "1984", de George Orwell.

Lançado pela Biblioteca Azul, o livro "Admirável Mundo Novo" mostra uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, na qual a mera menção das antiquadas palavras “pai” e “mãe” produzem repugnância. Um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento.

Um mundo no qual a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformismo. Um universo que louva o avanço da técnica, a linha de montagem, a produção em série, a uniformidade, e que idolatra Henry Ford. Essa é a visão desenvolvida no clarividente romance Huxley.

Ao lado de "1984", que criticava acidamente os governos totalitários de esquerda e de direita, o terror do stalinismo e a barbárie do nazifascismo, em Huxley o objeto é a sociedade capitalista, industrial e tecnológica, na qual a racionalidade se tornou a nova religião, a ciência é o novo ídolo, um mundo no qual a experiência do sujeito não parece mais fazer nenhum sentido, e no qual a obra de Shakespeare adquire tons revolucionários.

Entretanto, o moderno clássico de Huxley não é um mero exercício de futurismo ou de ficção científica. Trata-se, o que é mais grave, de um olhar agudo acerca das potencialidades autoritárias do próprio mundo em que vivemos. Como um alerta de que, ao não se preservarem os valores da civilização humanista, o que nos aguarda não é o róseo paraíso iluminista da liberdade, mas os grilhões de um admirável mundo novo. Você pode comprar "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, neste link.

Livro: "Admirável Mundo Novo"
Autor: Aldous Leonard Huxley
Tradução: Vidal de Oliveira (Tradutor)
Ficção Científica Distópica


0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.