A editora Antofágica lança "Macunaíma, o Herói Sem Nenhum Caráter", clássico de Mário de Andrade, que foi um marco no modernismo brasileiro. A edição em capa dura conta com ilustrações de Camille Sproesser.
Esta edição da Antofágica conta com apresentação de Antonio Fagundes, posfácios do músico e compositor Tom Zé, do historiador e doutor em literatura Frederico Coelho (PUC-RJ), das antropólogas Virgínia Amaral e Aparecida Vilaça (Museu Nacional – UFRJ) e do premiado músico, escritor e diretor indígena Cristino Wapichana.
Publicado pela primeira vez em 1928, "Macunaíma" pinta um Brasil antropofágico de si mesmo, baseado em mitos de povos indígenas da região amazônica e com um extenso vocabulário regional. No fundo da floresta amazônica, ao som do murmurejo do rio Uriracoera, nasce Macunaíma, o herói do povo brasileiro.
Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Antofágica revisita essa obra-prima da literatura brasileira. Com ilustrações de Camille Sproesser e apresentação de Antonio Fagundes, a edição também conta com posfácios
Extra: ao escanear o QR Code da cinta, o leitor tem acesso a duas videoaulas sobre o livro com Pedro Fragelli, doutor em Letras pela USP com pesquisa de pós-doutorado em Mário de Andrade. Você pode comprar o livro neste link.
Sobre o Autor
Mário Raul de Morais Andrade (1893–1945) foi um escritor, ensaísta, poeta, crítico, músico, professor, folclorista e um dos maiores nomes do movimento modernista brasileiro. Nascido e criado em São Paulo, foi membro e professor do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, funcionário do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico (SPHAN) e diretor do Departamento de Cultura da cidade.
Ao lado de nomes como Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e di Cavalcanti, foi um dos principais articuladores da Semana de Arte Moderna de 1922. Importante promotor cultural, também organizou cursos e congressos sobre os mais diversos temas, estimulando jovens artistas e fomentando restauros de construções, além de colaborar com jornais editoras.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.