Autor, que foi indicado pela Academia Brasileira de Letras em 2017 ao Nobel de Literatura, se une agora a grupo que reúne nomes como Fiódor Dostoiévski, Oscar Wilde, Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche.
A Editora Serena lança “Veridianas - O livro de Aforismos”, de Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), e um dos principais nomes da poesia brasileira. Seu novo trabalho reúne uma coleção de aforismos, e assim se inscreve em um grupo de autores que inclui grandes nomes da literatura, como Machado de Assis e Oscar Wilde, e da filosofia, como Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche.
Os aforismos são frases que concentram forte conteúdo de sabedoria e carregam sentido moral. Eles traduzem toda a complexidade de uma determinada situação em um número reduzido de palavras, de maneira que ganham valor universal e se tornam fonte de aprendizado. Muitas vezes consolam quem passa por algum sofrimento, alegram quem precisa de uma injeção de ânimo, e muitas vezes impressionam pela beleza.
Nesse sentido, são muito próximos da poesia, e Carlos Nejar é mestre nessa forma de arte. Os aforismos do livro navegam pelo amor, imaginação e sonho. Tratam de coragem, humildade e sabedoria. Falam de dor e do engano, mas também da alma e de Deus. Engana-se quem acredite que entregam uma frase de efeito, de consumo imediato e de pouca permanência em quem os lê. Ao contrário, exigem que sejam absorvidos, para que deles se extraia o sentido.
“O detalhe é às vezes mais importante que a essência”, diz Nejar em um de seus aforismos. “A poesia pode ser escrita por alguns, mas é para ser vivida por todos. A palavra é propriedade do sonho”, escreve. Em não raras vezes, inquieta, mesmo incomoda o leitor: “Tudo se perde. O que se salva é saudade”; “Não há armadilha capaz de segurar pensamentos”.
“Veridianas - O Livro de Aforismos” é uma fonte de inspiração e beleza, que um dos grandes poetas brasileiros traz agora ao leitor. Para ler, reler e consultar, em diversos momentos da vida. Você pode comprar “Veridianas - O livro de Aforismos”, de Carlos Nejar, neste link.
Sobre o autor
Nascido no Rio Grande do Sul, mas radicado no Rio de Janeiro, Carlos Nejar é um luminar da cultura brasileira. Além de membro da ABL, é presidente emérito da Academia Brasileira de Filosofia e das Academias de Cultura Portuguesa e de Ciências e Letras (ambas em Lisboa). Colabora com colunas em jornais brasileiros como A Tribuna (Vitória - ES) e O Globo. Em 2017, seu nome foi indicado pela ABL para receber o Prêmio Nobel de Literatura.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.