segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

.: "O Caderno dos Pesadelos" transforma medos em um coletivo de poesias


Por 
Helder Moraes Miranda, editor do Resenhando. 

Nunca desconfie da capacidade de um livro em criar memórias afetivas. Este é o caso de "O Caderno dos Pesadelos", livro de Ricardo Chávez Castañeda, com ilustrações de Israel Barrón, lançado no Brasil em uma edição caprichada e em capa dura pela editora SESI-SP. Um livro que traz uma série de questionamentos e, se o leitor estiver aberto ao novo, promove encontros inimagináveis.

A partir de quantos pesadelos se faz um grande livro? Se você pensar em "O Caderno dos Pesadelos", 15 contos, acompanhados de ilustrações que são verdadeiras obras de arte, são o suficiente. O livro chega para preencher uma lacuna: a maneira poética de fazer com que as crianças lidem com o medo e o transformem em algo positivo. Será tarefa fácil para o público infantil? Além disso... "O Caderno dos Pesadelos" é realmente um livro para crianças?

A analisar pelo cuidado na escolha do tradutor - o talentosíssimo André Caramuru Aubert, autor de vários livros e colaborador do jornal literário Rascunho - é possível acreditar que "O Caderno dos Pesadelos" ultrapassa a linha tênue de ser algo voltado para pessoas de uma só faixa etária - mas, sim, é para crianças (desde que elas tenham todas as idades). 

É para a criança interna de todos, para aquelas que ficaram abandonadas para alguém poder viver a vida adulta, e é para aqueleas que podem encontrar neste livro um abrigo para voltar e ficar confortável nele. "O Caderno dos Pesadelos" é um livro para conectar os adultos com as crianças que foram um dia, e também com as crianças que têm em casa. Então, por que não lerem juntos para, quem sabe, sentirem medo no plural e se protegerem? 

Lidos em sequência, os 15 contos da obra, que contém meninos de vidro, cães gigantes, ladrões de crianças, pode até ter sido pensado para ser um apanhado de pesadelos aterrorizantes, mas também é um ciclo incessante de imagens e construções de frases e textos poéticos que resultam em duas coisas: encarar o medo e superá-lo. Entre os melhores livros do ano, para aqueles que não têm medo. Você pode comprar "O Caderno dos Pesadelos", de Ricardo Chávez Castañeda, neste link.


0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.