terça-feira, 14 de dezembro de 2021

.: "1922 - Cenas de Um Ano Turbulento" revisita o ano que fez história


Prestes a completar um século de um dos anos mais marcantes da história da humanidade, a editora Astral Cultural lança neste fim de ano o livro "1922 - Cenas de Um Ano Turbulento", de Nick Rennison.

O ano é 1922. O mundo tinha acabado de sair da Primeira Guerra Mundial e de uma pandemia batizada de Gripe Espanhola, que, juntas, dizimaram dezenas de milhões de pessoas. Era o segundo ano de uma década que reuniu grandes mudanças, reviravoltas e recomeços comandados por pessoas traumatizadas e fragilizadas, que só pensavam em se divertir. 

Foi uma época de muita dança, excessos, bebidas ilícitas e relaxamento da moral sexual. Mas, de todos os anos dessa década, este foi o mais turbulento e definitivo na história mundial. Hoje, um século depois, vivemos um período marcado por uma nova pandemia devastadora, reviravoltas ideológicas, negacionismo, manifestações racistas, desigualdades de gênero, escândalos de abuso na indústria cinematográfica, mostrando que a sociedade mudou (ou aprendeu) muito pouco durante todo esse tempo.

Além de reunir, mês a mês, os fatos mais marcantes deste ano determinante, o livro de Rennison nos faz refletir sobre o quanto a humanidade repete os mesmos comportamentos, mesmo depois de tantos avanços tecnológicos e sociais. Entre os fatos mais marcantes relatados no livro, estão:

  • Na ciência, a descoberta do tratamento do diabetes através da insulina;
  • Na política, a queda do Império Otomano, depois de seis séculos, a criação da União Soviética, a implantação do Estado fascista na Itália de Mussolini, a prisão de Al Capone, a independência do Egito, a prisão de Gandhi e a breve detenção, em Munique, de um obscuro demagogo de direita chamado Adolf Hitler;
  • Na área da cultura e literatura, destacam-se o surgimento do rádio como meio de comunicação de massa, a criação da BBC, o crescimento da indústria cinematográfica hollywoodiana, o lançamento do clássico Ulysses, de James Joyce, os primeiros passos dos escritores Zelda e Scott Fitzgerald, a estreia de Alfred Hitchcock no cinema e o início da Era do Jazz.
  • No decorrer dessas 256 páginas, o livro apresenta, em textos curtos e dinâmicos, retratos do passado que podem explicar, intrigar ou surpreender com muitos dos seus reflexos nos dias atuais. Você pode comprar "1922 - Cenas de Um Ano Turbulento" neste link.


Sobre o autor
Nick Rennison
é escritor e editor de livros com interesse particular na Era Vitoriana e na história dos romances policiais. Tem mais de 20 livros publicados, incluindo uma biografia de Sherlock Holmes. Vive na Inglaterra, perto de Manchester e é crítico literário nos jornais The Times e The Sunday Times.

Livro
"1922 - Cenas de Um Ano Turbulento"
Autor: Nick Rennison
Editora: Astral Cultural
256 páginas (capa dura)
Você pode comprar o livro neste link.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.