Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em novembro de 2021
Livros em chamas. Esse é o pontapé inicial do longa francês "Os Tradutores", que em 1h45m, apresenta uma trama incendiária, com reviravoltas em sequência esbanjando criatividade narrativa a ponto de fisgar a atenção até dos mais desatentos. No novo longa dirigido por Régis Roinsard -de "A Datilógrafa"-, um grande editor de livros contrata nove tradutores para traduzir simultaneamente o último livro de uma famosa trilogia: Dedalus.
Embora a situação em si pareça extrema ao máximo, para realizar o trabalho com o livro bestseller, nove tradutores adentram um bunker de luxo com quartos separados e uma área de lazer dos sonhos, incluindo uma piscina. Os desconhecidos ingressam no trabalho incrível até a página 2. Todos ali caem de cabeça num enigmático pesadelo quando as primeiras páginas ultrassecretas do bestseller são publicadas na internet.
Nesse jogo de caça ao rato, ou melhor, ao "ladrão", que, definitivamente está entre os tradutores, o editor inescrupuloso se dispõe a tudo, seja suspendendo a alimentação de todos até o culpado se entregar, apontando uma arma para quem lhe intimidar ou parecer suspeito ou até forçand-os a ficarem em roupas íntimas. O que faz roear as unhas, com tempo suficiente para que ocorra um suicídio. Enquanto as pistas vão surgindo e as explicações dos fatos são entregues com o máximo de detalhes, é despertada uma agitação em quem assiste. A pergunta que mais martela é: "Como essa conta vai fechar?" E, sim! "Os Tradutores" é uma história redondinha de perfeita.
A trama inovadora, aos não fãs de leitura, pode não ser atraente e até muito irreal, uma vez que está pautada no universo literário -tão valorizado na Europa, por exemplo. Ainda mais se considerarmos a forma que o mercado editorial é encarrado aqui no Brasil. No entanto, a apresentação da narrativa elaborada e com diversas revelações que completam as lacunas tornam o filme completamente indispensável a todos. Definitivamente, "Os Tradutores" é filmaço com quebra-cabeças insano.
* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm
Filme: Os Tradutores (Bélgica, França)
Título original: Les Traducteurs
Direção: Regis Roinsard
Gênero: Suspense
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 105 min
Elenco: Lambert Wilson, Olga Kurylenko, Riccardo Scamarcio
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.