Desde que os primeiros vídeos de divulgação foram divulgados, "Encanto" parecia ser algo bem diferente do que foi apresentado. Quem assistia aos trailers e teasers da animação poderia pensar que o novo filme da Disney seria o sucessor natural da bem-sucedida animação "Viva - A Vida É Uma Festa" - crítica neste link. No entanto, o que se vê do filme em cartaz nos cinemas brasileiros desde a última quinta-feira, dia 25 de novembro, é uma série de equívocos.
Com uma família de gente insuportável e uma protagonista nada carismática que não convence como uma jovenzinha, "Encanto" perde por apresentar nada além de uma história fraca e pouco convicente. Os personagens não são nada sem os poderes e, se são assim, não haveria razão para existirem. Além disso, o longa-metragem passa uma mensagem equivocada no final: eles só são felizes porque tem poderes. Esqueça todo o discurso de "a união faz a força" que o filme tenta transmitir do meio para o final, o filme simplesmente não acontece ao longo de uma hora e meia. Fica uma sucessão de números musicais lindos e canções que grudam na mente.
Além da nada carismática Maribel, que só funciona quando está cantando e dançando, outra personagem péssima é a avó do clã. Uma mulher beligerante e mal-humorada que, por ter passado por uma situação de sofrimento no passado, ela se vê no direito de humilhar toda a família, sobretudo a protagonista chata. Quando esta, por último, resolve reagir, o filme já está acabando e tudo está perdido - o público já não liga mais e só quer que essa avalanche de erros (que é o filme) acabe logo. Ou seja, não há para quem torcer, nesta história que não engrena.
O que se pode concluir com a exibição de "Encanto" é que a Pixar precisa rever urgentemente as fórmulas que vem utilizando nos últimos filmes para não passar a produzir cópias mal-feitas de si mesma. Era para ser um novo "Viva" e irá se tornar um embuste no hall de filmes lançados. Tudo comprova que não basta ser um filme visualmente lindo - e realmente é - e com boas músicas - Lin-Manuel Miranda faz mais uma vez um bom trabalho- se não há uma história boa a ser contada.
Além desses pontos altos, também se salva a casa mágica, que traz um pouco de originalidade ao filme. "Encanto" é um produto bonito, um presente bem embalado, mas frágil, que se quebra logo que é aberto. Enfim, a decepção do ano.
Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.
moça (o), o filme eh só da Disney
ResponderExcluirConcordo totalmente!! Finalmente uma crítica que diz tudo o que penso! O povo, em sua maioria, por ser fã da Disney, anda engolindo e achando lindo qualquer coisa que fazem, e isso me incomoda um pouco porque assim Disney nunca vai melhorar. Eu sou fã DEMAIS da Disney, e ando decepcionada com as animações. Já não estava com uma expectativa alta por Encanto devido a Luca que também foi uma decepção pra mim, ja que é uma cópia meio ruim de a Pequena Sereia...
ResponderExcluirEntão esperava pouco de Encanto, mas esse pouco foi pior ainda que Luca. Espero muito que Disney possa voltar ao que era antes ��
E sim, a originalidade da casa ser "viva" foi a única coisa que me encantou no filme.
Que filme chato. A premissa até é interessante mas se perde no caminho, muita cantoria, pouco enredo, como sempre a Disney acha que todo latino é mexicano!
ResponderExcluirNa verdade, amigo, a história do filme se passa na Colômbia...
ExcluirDisney!! Não Pixar.
ResponderExcluirObrigada, é exatamente assim
ResponderExcluirPq estão passando pano pra esse filme ?
Concordo totalmente, assisti 10 minutos do filme e desisti,
ResponderExcluirmenina chata essa Mirabel, familia chata, tudo chato
Acabei de assistir e achei entediante, sem emoção, surpresa e vontade, o pior filme da disney de longe! Horrivel, piores 1hora e meia que ja gastei com conteúdo feito para ganhar dinheiro e enganar criança, protagonista burra, história mal contada, uma velha insuportavel com uma familia de imprestaveis chorões. PERDA DE TEMPO!
ResponderExcluir(OBS: A Luiza perde seus poderes e continua musculosa, sem sentido)
antes eu gostava desse filme até ter muita cantoria e também, personagens,a protagonista é a única normal eu acho,os outros são todos chatos,a buella é a personagem que não tem nenhuma importância com a protagonista e só se importa com os membros que tem "dons" e outra coisa que me irritou nesse filme foi a repetição exagerada da música do bruno no Tik tok,pensa como é todos os dias ser obrigado a escutar a mesma música?,sem dúvida esse filme nem deveria existir,se fosse passar no Brasil mesmo,como teorizavam antes,ia ser melhor
ResponderExcluir