Uma queda de bicicleta após a maior crise emocional da vida de Helena. É assim que começa "Tombos", novo romance da escritora carioca Eunice Maciel. A personagem se une a outros três protagonistas para narrar, cada um em primeira pessoa, as surpresas que a vida tem guardadas e que mudam completamente o futuro de cada um.
Além das histórias em si, a estrutura literária surpreende o leitor. Por exemplo, os capítulos de Douglas, o segundo protagonista apresentado por Eunice, se misturam entre os de Helena. É com estas mesclas das narrativas que o leitor compreende como a história de todos os personagens se conectam.
As diferentes formas de lidar com as crises pessoais chamam a atenção. Helena já não era mais feliz com o casamento e só tomou uma atitude quando foi levada ao limite e descobriu que o marido nutria uma relação extraconjugal de muitos anos com outro homem: “A vida me deu uma rasteira e eu caí de bunda no chão, de perna aberta e de calcinha de fora”.
Já Douglas é proativo e conduz com rédeas curtas o rumo da própria história: é um fazendeiro rico que nasceu na favela: “Despenquei do céu na terra... um tombo ponta cabeça, como o Macunaima nas telas... Nasci com pressa, querendo chegar logo”. Outra personagem é Juliana, uma jovem recém-separada alcoólatra sem forças para enfrentar os problemas: “A vida me deu uma rasteira e eu fui caindo, caindo...” O último protagonista apresentado, Tancredo, apenas vê a vida passar, apático. “A vida me deu uma rasteira... Vida? Que vida?”
"Tombos" não garante finais felizes. Tudo depende da forma que cada personagem vai encarar os desafios que a vida lhes deu. Além do lançamento, Eunice é autora de outras cinco obras destinadas ao jovem leitor, entre elas “Seis meses passam rápido” e “O mistério da ilha grande”, publicadas em 2020 e 2019.
Compre na Amazon: amzn.to/3GtlpeC
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.