Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em setembro de 2021
Com tantos códigos espalhados pela internet as curiosidades são as mais variadas. Semana passada, no meu celular, ao clicar no logo do Facebook para acessar a rede social, saltou essa mensagem na tela.
"Oi, Mary Ellen
Descobrimos que O Sebinho não seguiu nossos Padrões da Comunidade. É contra os nossos padrões enganar as pessoas ou o Facebook com ações como:
Falsificar a identidade ou o objetivo da Página
Usar várias contas do Facebook ou compartilhar contas com várias pessoas
Criar novas contas ou realizar outras ações a fim de evitar restrições ao publicar, comentar ou compartilhar em excesso
Dificultar o acesso sobre a origem do seu conteúdo ou fazer seu conteúdo parecer mais popular do que realmente é
Podemos restringir ou reduzir a distribuição da sua Página, além de tirá-la do ar, caso ela viole novamente esses ou qualquer outro de nossos Padrões da Comunidade. Esses padrões existem para ajudar a manter o Facebook seguro para todos.
Ver os Padrões da Comunidade
Atenciosamente,
Equipe do Facebook"
Li, reli e não entendi.
Eu e meu marido temos a página O Sebinho há anos, que aliás começou lá no Orkut como "Ciber Sebo". E como eu vendia no Orkut e era tudo feito na base da confiança. Separava o item, a pessoa depositava em conta o valor do produto somado ao frete, você enviava, o outro recebia e todos eram felizes.
Contudo, pelo fato de eu detestar a rede social do Mark e usar o Orkut até o fim, quem criou essa página foi o maridão. Daí o nome "O Sebinho", o nome anterior já estava sendo usado.
Atualmente, anuncio os meus itens no Shopee, tanto é que programei para publicar as vendas automaticamente na página. Logo, pouco acesso a página... Como estaríamos fazendo alguma coisa do que o Facebook aponta na lista acima?!
No máximo, o que faço, muito raramente, é compartilhar um item no grupo de compradores e vendedores Shopee ou do Clube de Livro, que no caso, também é administrado por nós. Para isso, devo acessar a rede social, mas como detesto... Já acesso pouco, logo, compartilhar algo num grupo então, é ainda mais raro.
Acredito que seja um surto do algoritmo do qual já fui vítima no Instagram, após Mark dominar essa outra rede social que era tão legal. O que houve? Um vídeo meu foi bloqueado em alguns países, pois nele PODERIA haver direitos autorais da "Geniale Tricks". Como? Sendo que o vídeo era meu.
Enfim, permaneço sem entender essa ameaça do Facebook.
* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do www.photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.