Novo livro de Flávia Martins, poeta e jornalista, reúne escritos de uma vida inteira. Este é a primeira obra solo da autora, que já tem poesias publicadas em sete antologias poéticas.
Em tempos extremamente áridos, o livro "Rosa do Deserto" da poeta Flávia Martins faz uma provocação para os leitores se aventurarem nas delicadezas influenciadas pelo romantismo, sem deixar de lado os percalços e as severidades dessa jornada. Publicada pela Patuá, a obra já está em pré-vendas no site da editora. Os exemplares adquiridos online antes da live de lançamento, já chegam autografados.
“Nascer a cada inspirar antes da palavra dita e morrer a cada ponto final. Essa é a minha definição de poesia. Para concluir este livro, nasci e morri mil vezes, como uma fênix”, afirma Flávia Martins, autora da obra. Segundo Flávia, a doçura e a rudeza de Rosa do Deserto traduzem esse brotar e fenecer em palavras, cores e até aromas.
Um pouco das poesias de "Rosa do Deserto"
Os poemas de "Rosa do Deserto" misturam a delicadeza da flor, que encanta multidões, com a aridez das terras mais longínquas. Cada palavra reúne em si uma vida inteira. TERRAS que são esperança dão voz aos DESEJOS mais íntimos, e TUBARÕES dão cor ao LIXO da humanidade. Flores orientais são singularmente envolvidas em brumas nas quais CAVALOS-MARINHOS promovem festas, tendo as DEFINIÇÕES DE AMOR como um dos temas centrais.
Neste livro, PENA, SORRISOS E LÁGRIMAS dão lugar a FALCÕES que se APAIXONAM e a OVELHAS que ganham ASAS. TECELÃS costuram poesias e definem os exatos pontos em que RIACHOS desenham os RUMOS de muitos enquanto bebericam VINHOS ao longo de DEZENOVE VIDAS. BORBOLETAS respondem às DÚVIDAS DE MARIA e DESTINOS ganham SETE BILHÕES de novos RECOMEÇOS, que agora têm a chance de se transformar em verdadeiros CONTOS DE FADAS.
Para Flávia Martins, esse livro é um grande marco. Apesar de escrever desde muito nova e produzir poesias quase semanalmente naquela época, já na adolescência tomou consciência dos desafios que enfrentaria caso optasse exclusivamente pela carreira literária. Foi assim que escolheu a área de comunicação corporativa como profissão para a fase inicial da vida. Graduou-se em jornalismo e se especializou em marketing, sem deixar de lado a prática da escrita e o desejo de viver dessa arte.
“Trabalhar com propósito e foco nos meus sonhos me traz uma energia inimaginável para o meu dia a dia de mulher, executiva, escritora. Celebro cada conquista. Vivemos em um mundo pautado por um único ponto de vista, hegemônico. A ausência de referências diversas no campo intelectual, na literatura, impacta nossa forma de enxergar a realidade. E, se avaliarmos esse cenário colocando luz ao fato de eu ser uma mulher negra nascida e criada no Brasil por mãe e pai negros de famílias humildes, ganha significado ainda maior o lançamento desse livro e a representatividade dessa conquista para as próximas poetas e pretas que almejarem uma caminhada semelhante à que estou trilhando”, completa Flávia.
Sobre a autora
Flávia Martins nasceu em Santo André, São Paulo, em junho de 1978, e cresceu na cidade de São Vicente, no litoral paulista. Ganhou o primeiro concurso literário ainda menina, aos nove anos. Foi integrante do Grupo dos Poetas Amigos de São Vicente, com o qual já publicou seis antologias, entre 1999 e 2011. Também participou da 33ª edição da antologia poética "Cadernos Negros", em 2010. Somadas, as obras reúnem mais de 70 poesias da autora.
Formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e pós-graduada em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Flávia iniciou sua carreira como assessora de um autor de livros de história da editora FTD Educação e hoje é diretora de marketing e comunicação de uma multinacional. Reside na capital paulista, onde atua desde 1997 na área corporativa.
Serviço
Você pode adquirir o exemplar de "Rosa do Deserto": https://www.editorapatua.com.br/produto/252127/rosa-do-deserto-de-flavia-martins
Live de lançamento: a ser confirmada nos canais da editora Patuá no Instagram @editorapatua e no YouTube: https://www.youtube.com/user/editorap.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.