Os seguidores da página do Instagram @FaxinaBoa não imaginam que, antes do sucesso, Veronica Oliveira tentou tirar a própria vida durante um quadro de depressão profunda. Ela precisou se sujeitar a condições precárias com os dois filhos em um cortiço. Hoje, a vida da primeira faxineira doméstica a criar conteúdo para as redes socias é outra. E todos os detalhes desta história de superação está no livro "Minha Vida Passada a Limpo: Eu Não Terminei como Faxineira, Eu Comecei", publicado pela VR Editora, selo Latitude.
Veronica Oliveira foi a primeira faxineira a criar conteúdo nas redes sociais, abre diálogo sobre valorização da atividade doméstica e prestação de serviço em livro prefaciado pela jornalista Astrid Fontenelle. “Eu não terminei como faxineira, eu comecei”. A frase marcante é da inspiradora digital Veronica Oliveira e subtítulo da obra "Minha Vida Passada a Limpo".
Entre a própria história de vida e o relato de superação, a escritora abre um diálogo necessário sobre a valorização da atividade doméstica e da prestação de serviços nas 216 páginas do lançamento. Mãe de três filhos, negra e com origem na periferia de São Paulo, Veronica narra como decidiu que a porta para uma nova vida seria por meio da faxina: o start veio após um profundo quadro de depressão e tentativa de tirar a própria vida. Ao fazer divertidas postagens para divulgar seu trabalho na internet, ela criou o Faxina Boa.
A página conquistou os internautas e tornou-se um lugar de resistência que permitiu a autora de ressignificar a profissão e o modo como via a si mesma. "Fiz o post no final do dia. Quando eu acordei... Sei lá o que aconteceu: eu queria que meus trezentos amigos do Facebook soubessem da minha empreitada e me chamassem para faxinar a casa deles enquanto eu estava afastada do trabalho, só isso. Mas tinha quase 10 mil likes e 6 mil compartilhamentos na postagem! De onde tinha saído toda aquela gente?", diz ela no livro.
Prefaciada pela jornalista e apresentadora Astrid Fontenelle, e pela Dona Jacira, mãe dos músicos Emicida e Fióti, "Minha Vida Passada a Limpo" é uma reflexão sobre diferentes aspectos de um trabalho ainda subestimado. Ao ser tratada como “tia da limpeza”, Veronica sentiu na pele como a empregada doméstica é geralmente estereotipada, uma herança do passado que continua a colocar barreiras na vida de mulheres que, sem opções e perspectivas, recorrem ao trabalho como única alternativa de sobrevivência.
Sobre a autora:
Veronica Oliveira é uma inspiradora digital, palestrante, estudante e mãe de dois filhos. Com mais de 300 mil seguidores no Instagram @FaxinaBoa, Veronica traz de forma divertida e leve temas difíceis e reflexões necessárias sobre a valorização da atividade doméstica e da prestação de serviços. Com presença relevante em todas as redes sociais, seu propósito é promover em cada profissional o orgulho pelo trabalho que realiza, pois todos são importantes.
Ficha técnica
Título: "Minha Vida Passada a Limpo: Eu Não Terminei como Faxineira, Eu Comecei" | Autora: Veronica Oliveira | Editora: VR Editora - Selo Latitudeº | Páginas: 216 páginas | Formato: 16 x 23 cm | Link do livro na Amazon: https://amzn.to/3zSdzr5
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.